Artistas sergipanos podem se inscrever no Edital de Ocupação Artística do BNB

Inscrições seguem abertas até o dia 28 de novembro. Podem participar projetos de música, artes cênicas, artes visuais e literatura

Por Redação do Portal A8SE, com informações da Assessoria de Impensa 14/11/2025 13h28
Artistas sergipanos podem se inscrever no Edital de Ocupação Artística do BNB
Foto: Ilustrativa Freepik

O Banco do Nordeste abriu inscrições para o Edital de Ocupação Artística 2026. Grupos, artistas e produtores culturais podem apresentar propostas nas áreas de música, artes cênicas, artes visuais e literatura.

Os projetos selecionados poderão circular pelos Centros Culturais do BNB e em cidades da área de atuação do Banco, no ano de 2026. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de novembro.

“Os selecionados vão compor 60% da programação dos nossos centros culturais e espaços parceiros. Serão investidos R$ 6,2 milhões para fortalecer a cultura regional e valorizar a diversidade artística do Nordeste”, pontuou o diretor de Planejamento do BNB, Aldemir Freire.

Agora, a marca Banco do Nordeste Cultural é utilizada para nomear os espaços dos Centros Culturais do BNB, localizados em Fortaleza (CE), Cariri (Crato-CE) e Sousa (PB). E a marca também é utilizada em toda a área de atuação do Banco, que agrega os nove estados nordestinos e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

O gerente executivo de Desenvolvimento Territorial do BNB em Sergipe, Lenin Falcão, explicou a novidade da participação descentralizada.

“O interessante é que o edital permite, dessa vez, que os artistas se apresentem também em estados que não tenham centros culturais do BNB. Os artistas sergipanos, por exemplo, podem solicitar no edital as apresentações aqui no estado, em estados vizinhos ou em todos os 11 estados atendidos pelo Banco. Isso facilita a logística deles, o que se torna um diferencial para quem produz arte e cultura em Sergipe, onde temos excelentes grupos e artistas”, explicou.

Sobre o Edital

O Edital de Ocupação Artística 2026 é voltado para quem vive da cultura, experimenta e inventa. Os projetos podem envolver apresentações, exposições, espetáculos, oficinas e outras ações culturais. O edital também contempla ações afirmativas, com vagas destinadas a pessoas com deficiência, pretas e pardas, indígenas e quilombolas.

O processo seletivo será realizado por meio de chamada pública. Os interessados deverão apresentar propostas detalhadas, que serão avaliadas conforme critérios como relevância artística, qualidade técnica e potencial de impacto cultural e econômico. Os projetos aprovados receberão apoio financeiro, com recursos próprios do Banco do Nordeste e de mecanismos de fomento como a Lei Rouanet. As inscrições podem ser feitas na plataforma Prosas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp