Aracaju promove ações e exames preventivos para mulheres neste sábado

O atendimento oferta serviços de exames e consultas, além da testagem rápida de gravidez, Covid-19 e outros.

Por Redação do Portal A8SE 22/10/2021 12h38
Aracaju promove ações e exames preventivos para mulheres neste sábado
Divulgação/SMS

As ações em alusão ao Outubro Rosa, que promove cuidados com a saúde da mulher, voltam a ser realizadas durante este sábado (23), em Aracaju. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Segundo a SMS, o atendimento do público feminino oferta serviços de testagem, exames e consultas. Cada unidade básica de saúde deve disponibilizar 80 exames citopatológicos (lâmina) e 40 agendamentos de mamografias, além dos testes rápidos de gravidez, Covid-19, HIV, sífilis e hepatites virais.

A mobilização acontece das 8h às 16h nas unidades básicas de saúde de Santa Terezinha (Robalo), Roberto Paixão (17 de Março), Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Edézio Vieira (Siqueira Campos), Cândida Alves (Santo Antônio), Francisco Fonseca (18 do Forte), Anália Pina (Almirante Tamandaré) e Onésimo Pinto (Jardim Centenário).

Orientação

A realização do exame citopatológico (lâmina) é destinado às mulheres de 25 a 64 anos de idade. Para fazê-lo, é necessário evitar relação sexual nas últimas 48 horas, duchas e o uso de medicamentos vaginais. Já o exame de mamografia para as mulheres de 50 a 69 anos, a oferta se dá conforme recomendação do Ministério da Saúde.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp