Sergipe

Alunos da rede estadual se destacam nas notas de Redação do Enem

Os alunos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já podem, a partir desta terça-feira(30), consultar as notas individuais na Página do Participante. Em uma checagem inicial, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) já identificou dezenas de estudantes da rede estadual que tiveram uma pontuação acima de 900 na prova de Redação, se destacando entre os melhores do Estado. O tema da redação do Enem 2020, na versão impressa da prova, foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

A Seduc realizará nesta quarta-feira, 31, às 10h, uma live intitulada “Saiu a nota do Enem! E agora?”. A transmissão será realizada através do perfil da Seduc no Instagram: @educacaose, e contará com a participação de Isabella Santos, coordenadora do Serviço de Ensino Médio, e Gisele Pádua coordenadora do Curso Pré-Universitário da Seduc.

Em um resultado ainda parcial, que tende a aumentar à medida que os nomes forem sendo identificados, mais de 50 alunos da rede chegaram próximos à pontuação máxima na prova, que é de 1000 pontos. Foi o caso de Luiz Felipe Batista Morato, de 18 anos, aluno do curso Pré-Universitário no polo Professor João Costa, em Aracaju, que pretende entrar no curso de Relações Internacionais na Universidade Federal de Sergipe (UFS). O jovem fez o Enem em 2019 como treineiro, e naquela ocasião, conseguiu 700 pontos na Redação. Após passar o ano de 2020 assistindo às aulas do curso Pré-Universitário da Seduc, ele saltou a sua pontuação para 980 na disciplina, o que deixou ele surpreso, mas, ao mesmo tempo, bastante satisfeito. Ele conta que foi bem cansativo conciliar a escola com o curso pré-universitário, mas que valeu a pena, já que teve uma preparação muito boa.

“A professora do Preuni me deu um bom repertório para a prova de Redação. Além disso, no início do curso, ela nos passou uma importante mensagem de incentivo, dizendo que deveríamos focar nos estudos e abdicar de algumas distrações. Isso me ajudou muito” disse. Luiz Felipe disse também que, por conta do período de pandemia, o assunto abordado no tema estava sendo bastante discutido na época, o que facilitou para que ele não tivesse dificuldade em desenvolver o texto.

“Outra coisa que ajudou foi que, mesmo com o período de pandemia, as aulas não pararam, nós tivemos os estudos de maneira remota. A professora passava os temas e pedia um prazo para que a gente escrevesse e entregasse. Depois ela corrigia e nos enviava novamente, para sabermos como estávamos indo”, explicou.

A excelente classificação dos alunos da rede estadual está sendo bastante comemorada no âmbito da Secretaria de Estado, do Esporte e da Cultura. Foi o caso da coordenadora do Serviço de Ensino Médio da Seduc, Isabella Santos. “Ter estudantes que alcançaram pontuação acima de 900 na redação do Enem é a certeza que o percurso dos nossos discentes no ensino médio foi profícuo, e que suas habilidades na área de linguagens foram bem desenvolvidas com o apoio das demais áreas na construção do repertório que culmina no sucesso na redação. Estamos no caminho certo e esperamos que em 2021 tenhamos ainda mais êxito na rede estadual”, declarou.

A coordenadora do Pré-Universitário, Gisele Pádua, destaca a importância do trabalho realizado por toda a equipe na preparação dos alunos. “Vivemos um ano muito difícil, quando tivemos que aprender a tratar com o emocional, tanto da equipe de professores, como dos estudantes. Esse resultado está sendo comemorado com muito carinho e muita felicidade porque os nossos estudantes foram persistentes e enfrentaram muitas adversidades. Já consideramos vitoriosos por terem enfrentado o desafio de irem fazer a prova do Enem”, declarou.

Excelentes notas

Dezenas de alunos, ainda em uma contagem parcial, tiveram excelentes notas na prova de Redação do Enem, ultrapassando os 900 pontos. Foi o caso de Mylena Xavier Santos, de 18 anos, aluna do polo Jackson de Figueiredo. Ela também já participou como treineira, obtendo 640 pontos, e assim como o Luiz Felipe, desta vez ela pontuou 980 na prova. Ela explica que as aulas do Curso Pré-Universitário da Seduc foram essenciais para alcançar esse bom resultado. “Gostei muito. Uma vez por semana a professora passava temas, a gente escrevia e ela corrigia. O Preuni nos deu muito apoio. Achei o tema da Redação muito fácil e atual, por isso gostei bastante”, afirmou ela, que pretende ingressar no curso de Enfermagem.

E o resultado dos estudos intensos também foi identificado na comunidade indígena Xokó. A jovem Ana Beatriz Rosa Lima é aluna do Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro, localizado na Ilha de São Pedro, em Porto da Folha. Com 18 anos, ela fez o Enem para tentar entrar no curso de Odontologia. Esta é a terceira vez que ela participa do Exame, tendo sido treineira nas duas primeiras vezes, ocasião em que conquistou 540 e 680 pontos na Redação, respectivamente. Desta vez, no Enem 2020, ela se superou e agora comemora os 940 pontos na prova.

“A minha preparação aconteceu na escola mesmo, com os aulões organizados pelos professores, além das vídeo-aulas que eu pesquisava na internet. Eu também assistia lives do curso Pré-Universitário da rede estadual e fazia os simulados de redação. Eu estudava diariamente uma disciplina diferente e confesso que me dediquei mais para a redação. A professora de Língua Portuguesa passava temas e corrigia as nossas redações. Eu sei do meu esforço e que teria uma boa nota. Mas quando vi minha pontuação, realmente fiquei surpresa”, afirmou.