Abertura de comportas não afeta população ribeirinha

Apesar da abertura de duas das 12 comportas da usina hidrelétrica de Xingó - ocorrida na madrugada desta quinta-feira (30) - a população ribeirinha não será afetada.

30/09/2015 19h10
Abertura de comportas não afeta população ribeirinha
A8SE

 

Usina de Xingó (Foto: Divulgação)

Apesar da abertura de duas das 12 comportas da usina hidrelétrica de Xingó - ocorrida na madrugada desta quinta-feira (30) - a população ribeirinha não será afetada. A informação partiu do superintendente de Operações da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique.

 

"Era previsto que as comportas fossem abertas amanhã, mas devido às chuvas ocorridas na região, decidimos antecipar", explicou ele, informando ainda que a decisão não altera em absolutamente nada a situação dos moradores ribeirinhos.

De acordo com João Henrique, a abertura das duas comportas representam uma vazão de 2.700m³ por segundo e deve perdurar por todo o feriadão; ao longo da próxima semana, a vazão deverá ser diminuída para 2.300m³ - muito próxima da comum à região.

Segundo ele, com a vazão máxima, o rio poderá ter seu nível aumentado em no máximo, 50 cm e por isto, a população não precisou ser removida, nem sentirá mudanças significativas durante os próximos dias. "Tudo se normalizará na próxima semana", acredita.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: