Rogério Carvalho reúne governadores do Nordeste e debate estratégias para fomentar o desenvolvimento regional
Entre os assuntos abordados, destacou-se a análise da PEC 51/2019, da qual o senador é relator

Nesta segunda-feira, 25, o senador Rogério Carvalho (PT/SE) participou de uma importante reunião com os governadores do Nordeste, na qual foram discutidos diversos temas cruciais para o desenvolvimento da região. Entre os assuntos abordados, destacou-se a análise da PEC 51/2019, da qual o senador é relator, e que se concentra em compensações para estados e municípios em relação à perda de arrecadação.
A PEC 51/2019, já aprovada na Câmara dos Deputados, está agora sob análise no Senado Federal. Esta proposta de emenda à Constituição visa alterar o artigo 159 da Constituição, elevando a parcela do produto da arrecadação dos impostos sobre a renda e proventos de qualquer natureza e sobre produtos industrializados destinada ao Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal de 21,5% para 26%.
Na oportunidade, o senador Rogério Carvalho destacou que reunião com os governadores tratou de três temas específicos. “Primeiro, dialogamos sobre a PEC 51/2019, que eu sou relator, e que altera o valor, o percentual de tributos da União que correspondem a imposto de renda e o imposto sobre produtos industrializados, que é o bolo distribuído entre União, Estados e Municípios”, comentou.
"Os estados querem aumentar de 21,5%, conforme está na PEC, para 26% e vamos dialogar a esse respeito”, acrescentou.
Além disso, a reunião abordou a questão do Fundo de Desenvolvimento Regional. “Os governadores querem, junto a um diálogo com o relator da Reforma Tributária, um mecanismo que garanta que os estados mais pobres tenham mais recursos para o fundo ou investidos no fundo de desenvolvimento regional”, explicou.
“Eles também solicitaram uma intermediação para garantir a recomposição do fundo de participação dos estados, que sofreu uma redução nos últimos meses. Essa redução pode comprometer o funcionamento dos estados mais pobres, especialmente na região Nordeste, e vamos ampliar essa discussão com foco numa solução”, completou.
A reunião, ainda conforme análise do senador Rogério, evidenciou a busca por soluções concretas para fortalecer o desenvolvimento do Nordeste e garantir um ambiente econômico mais equilibrado para todos os estados da região. “A PEC 51/2019 emerge como um elemento-chave nesse processo, e as discussões estão em curso no Senado Federal para determinar o futuro desta proposta fundamental”, concluiu Carvalho.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
11 horas, 4 minutos Deputados sergipanos se posicionam de forma dividida na votação da PEC da Blindagem
-
3 semanas, 5 dias Suspeito de estelionato em torno de sociedade para compra e venda de veículos em Sergipe é preso em São Paulo
-
4 semanas, 1 dia Reajuste salarial de aproximadamente 18 mil servidores estaduais é aprovado na Alese