Lula é eleito pela terceira vez presidente do Brasil

Segundo turno das eleições aconteceu neste domingo (30)

Por redação Portal A8SE 30/10/2022 19h56
Lula é eleito pela terceira vez presidente do Brasil
foto: reprodução redes sociais

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do Brasil neste domingo (30) após alcançar a preferência do primeiro turno das eleições contra Jair Messias Bolsonaro (PL), atual presidente do país. O vice é o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB).

Lula é o primeiro brasileiro a ser eleito presidente da República por três vezes, ele já esteve no cargo entre 2003 e 2010.

Trajetória

Nascido em Pernambuco, Lula, antes de ser político, foi metalúrgico e líder sindical. Ficou conhecido durante a ditadura militar, quando liderou grandes greves de operários em São Paulo e ajudou a fundar o PT, em 1980, e ao eleger-se deputado federal pelo estado paulista.

O petista foi uma das principais lideranças do movimento Diretas Já, no período da redemocratização, quando iniciou a carreira política. Durante governos anteriores de Lula foram fundados programas sociais, como o Bolsa Família e o Fome Zero.

Em 2018, ele foi preso e ficou 580 na sede da Polícia Federal de Curitiba devido às investigações da Operação Lava Jato, no entanto, em 2021, recuperou os direitos políticos após o STF anular as acusações por considerar que os processos não poderiam ter sido julgados na 13.ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, já que não tinham relação com o escândalo de corrupção. Neste ano, Lula lançou a candidatura.

Entenda a contagem de votos

No sistema majoritário ganha quem tiver a maioria dos votos válidos. O presidente é o chefe de Estado e de governo da República Federativa do Brasil, de acordo com o sistema presidencialista adotado pelo país, e o mandato do presidente dura quatro anos, com direito a uma disputa pela reeleição consecutiva

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp