Política

Ibaneis Rocha volta ao cargo de governador do DF após decisão de Alexandre de Moraes

Nesta quarta-feira (15), o Supremo Tribunal Federal, através do ministro Alexandre de Moraes, autorizou o retorno de Ibaneis Rocha (MDB) ao cargo de governador do Distrito Federal. O chefe do Executivo local deve retomar as atividades na quinta-feira (16), segundo o advogado dele, Cleber Lopes.

Segundo a decisão de Moraes, "não mais revela a adequação e a necessidade da manutenção da medida, pois não se vislumbra, atualmente, risco de que o retorno à função pública do investigado".

Na última sexta-feira (10), a Procuradoria-Geral da República (PGR) havia dado parecer favorável ao retorno de Ibaneis ao posto, que foi pedido pela defesa dele em 9 de fevereiro. "Atualmente, não estão preenchidos os requisitos da medida cautelar de afastamento da função pública, sem embargo da futura análise a respeito da existência ou não de provas para a responsabilização penal, quando terminada a colheita dos elementos de convicção para formação da opinio delicti", afirmou o procurador.

O governador estava afastado do cargo desde 9 de janeiro suspeito de omissão em relação aos atos de vandalismo nas sedes dos Três Poderes, em Brasília. No entanto, segundo a Polícia Federal, Ibaneis manteve contato com autoridades do governo federal, do Congresso Nacional, do STF e de órgãos de segurança do DF para tentar impedir os atos de violência na capital federal.

Após o afastamento de Ibaneis, o Executivo distrital foi assumido pela vice-governadora, Celina Leão (PP), que reconheceu que houve uma falha no comando da polícia durante os atos de vandalismo.

Para a governadora em exercício, Ibaneis "recebeu várias informações equivocadas durante todo o momento da crise" e não tem participação na depredação das sedes dos Três Poderes da República.