Fábio Mitidieri, Zezinho Sobral e Edvaldo Nogueira participam de reunião com Lula para discutir segurança nas escolas

As medidas somam mais de R$ 3,1 bilhões a serem investidos na segurança

Por redação Portal A8SE e Governo de Sergipe 18/04/2023 19h17
Fábio Mitidieri, Zezinho Sobral e Edvaldo Nogueira participam de reunião com Lula para discutir segurança nas escolas
Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

Nesta terça-feira (18), o governador Fábio Mitidieri e o vice Zezinho Sobral participaram de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir políticas de proteção do ambiente escolar.

O encontro ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a participação dos chefes dos Poderes Judiciário e Legislativo, ministros, Ministério Público, governadores e entidades representativas dos prefeitos e parlamentares. O prefeito de Aracaju e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira, também participou da reunião.

No evento, Lula anunciou a criação do Conselho da Federação que reúne os governos federal, estadual e municipal, além do Judiciário e Legislativo, a fim de discutir ações conjuntas no país. A primeira missão do grupo será uma força-tarefa para reforçar a segurança nas escolas de todo o país, em resposta aos ataques dos últimos dias. As medidas somam mais de R$ 3,1 bilhões para infraestrutura, equipamentos e implantação de núcleos psicossociais nas escolas.

Mitidieri elogiou o governo federal e afirmou que as medidas discutidas entram em concordância com o que já vem sendo realizado nas unidades de educação em Sergipe. “Nós vimos aqui um debate amplo sobre enfrentamento à violência nas escolas, deixando muito claro que o caminho que Sergipe adotou é o caminho mais acordado. Nós não vamos tratar as nossas crianças como bandidos. Nós precisamos de projetos como o Acolher, que traz psicólogos e assistentes sociais para as salas de aula”, afirmou.

Por sua vez, Edvaldo, ressaltou a importância da educação enquanto solução do problema de forma mais abrangente. "Sem educação, não podemos construir um país melhor, democrático, livre e não podemos ter um futuro. Portanto, essa reunião é muito importante neste sentido, e especialmente para nós, prefeitos, têm um significado ainda maior porque é na cidade que a vida acontece. As escolas estão nos municípios e os prefeitos são os parachoques dos grandes problemas. Por isso estamos aqui, nos somando a esta iniciativa do presidente Lula, de unificação da federação, para este enfrentamento", pontuou.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp