Somente neste ano já foram apreendidas mais de três toneladas de entorpecentes

Por SSP/SE 14/10/2020 14h23
Somente neste ano já foram apreendidas mais de três toneladas de entorpecentes
SSP/SE

Aproximadamente 3,3 toneladas de drogas foram apreendidas durante operações deflagradas pelas Polícias Militar e Civil na capital, no interior e em ações realizadas em outros estados durante este ano. O trabalho da polícia também resultou na desarticulação de grupos criminosos, como um dos principais responsáveis pela distribuição do entorpecente, que é avaliado em R$ 15 mil cada quilograma. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a pandemia influenciou no aumento das apreensões.

Na capital e na Grande Aracaju, neste ano, o Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) retirou 1,889 toneladas de drogas de circulação das ruas das dez cidades nas quais a unidade é responsável pelo policiamento militar. Em comparação com o ano passado, quando esse número foi de 341 kg, houve um aumento de mais de 450% nas apreensões de entorpecentes feitas pela unidade.

Já o Departamento de Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil, realizou procedimentos em que houve a apreensão de mais de 1,4 toneladas de entorpecentes. Diversas operações também foram realizadas por unidades como o Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), que, só em uma ação, apreendeu mais de 300 quilos de maconha.

O comandante do CPMC, coronel José Moura Neto, detalhou que as medidas sanitárias de combate ao coronavírus também impactaram nas rotas de distribuição de drogas. “Na dinâmica nacional, verificamos que, com o fechamento dos portos e aeroportos, ficaram muitas drogas retidas no país e que vieram para os estados. Então, consequentemente, com mais drogas e mais operações policiais durante a pandemia, tivemos esse recorde de apreensões de entorpecentes”, citou.

Denúncias da população

A população também pode contribuir com a localização de suspeitos de tráfico de drogas e, consequentemente, na apreensão de entorpecentes. A Polícia Militar pode ser acionada pelo telefone 190, do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). Já a Polícia Civil, conta com o número 181, do Disque-Denúncia.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp