Caso Genivaldo: peritos da Polícia Federal de Brasília já estão em Sergipe

Foi confirmada neste sábado (28) a informação que quatro peritos do Instituto Nacional de Criminalística, da Diretoria Técnica Científica da Polícia Federal, em Brasília, já chegaram a Sergipe para realizar o levantamento de provas em relação ao caso Genivaldo. Eles estão no estado sergipano desde ontem (27).
De acordo com a assessoria da Polícia Federal, eles já fizeram vistoria no veículo usado na abordagem contra Genivaldo, e hoje pela manhã vão a Umbaúba para analisar o local onde tudo aconteceu.

Dos quatro peritos, um deles é médico. O prazo para conclusão da perícia é de 30 dias a partir da data de instauração do inquérito, que foi na última quinta-feira (26).
Nomes de policiais envolvidos em abordagem que vitimou Genivaldo são divulgados
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os peritos criminais e médico legista tiveram acesso aos exames realizados no interior do IML e os procedimentos adotados imediatamente para a coleta de material biológico, que foi encaminhado para trabalhos complementares no Instituto de Análise e Pesquisas Forenses (IAPF).
No atendimento feito pelas equipes de Sergipe, Genivaldo chegou às 18h20 da quarta-feira (25), tendo início o processo de identificação por meio da papiloscopia e em seguida encaminhado para o exame de necrópsia.
"Os primeiros trabalhos periciais em Sergipe neste caso foi possível através de um termo de cooperação existente entre a SSP e a Polícia Federal. O IML detalhou na última quarta-feira (25) que foi realizada a necrópsia médico forense, sendo coletadas amostras de material biológico. O material foi encaminhado ao Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF) para elucidar a causa imediata da morte. Foi identificado de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia. [...] nesse primeiro momento não foi possível estabelecer a causa imediata da asfixia, nem como ela ocorreu. Os laudos serão concluídos e encaminhados para a autoridade policial responsáveis", disse a SSP/SE.
Relembre o caso
Genivaldo de Jesus estava em uma moto quando foi abordado pela PRF. Em vídeos gravados por testemunhas é possível ver que ele é imobilizado no chão pelos agentes, em seguida, colocado no porta-malas da viatura, onde foi liberado um tipo de gás.
Segundo familiares, ele tinha esquizofrenia e os policiais tinham sido avisados pelos populares que Genivaldo sofria com problemas mentais e que poderia morrer se permanecesse dentro do veículo. Mesmo assim, a ação continuou.
Em nota, no dia do fato, a PRF disse que "em razão da sua agressividade, foram empregados técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção e o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Umbaúba. Durante o deslocamento, o abordado veio a passar mal e foi socorrido de imediato ao Hospital José Nailson Moura, onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito". No entanto, a família diz que ele chegou à unidade hospitalar já sem vida.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Direto de Brasília 15/09/25 - CPMI do INSS cancelada

ITPS comanda operação para fiscalizar postos de combustíveis em Aracaju

Nesta segunda-feira foi realizada mais uma reunião da CPI da SMTT

Câmara de vereadores da capital promove audiência pública para homenagear o SESC e o SENAC

Quase 900 mil pessoas são afetadas por falta de água na região metropolitana da capital
Mais acessadas
Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, é o escolhido do Brasil para o Oscar 2026
Emmy 2025: “Adolescência” brilha, “The Pitt” e “O Estúdio” dominam a noite
Caminhão-tanque tomba e bloqueia rodovia SE-270 em Salgado
Mais notícias
-
17 horas, 40 minutos Colisão entre dois carros causa capotamento na ponte Aracaju/Barra, mas não deixa feridos
-
2 dias, 16 horas Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida na rodovia SE-050, em Aracaju
-
2 dias, 17 horas Homem é preso em Monte Alegre por agredir ex-companheira e descumprir medida protetiva