Venezuela rechaça `campanha de descrédito` contra o Irã
O governo da Venezuela rechaçou na terça-feira o que classificou como uma feroz e infundada campanha de descrédito contra as instituições do Irã, depois de uma controvertida eleição que levou aos mais fortes distúrbios em décadas no país islâmico.
A chancelaria da nação sul-americana, cujo governo tem estreitado relações diplomáticas com o Irã, denunciou além disso "atos de ingerência nos assuntos internos da República Islâmica do Irã" e acrescentou que a campanha busca turvar o clima político nesse país.
A Venezuela exigiu também, segundo um comunicado, o "fim imediato dessas manobras de intimidação e desestabilização contra a Revolução Islâmica".
O presidente conservador Mahmoud Ahmadinejad foi declarado oficialmente vencedor, com uma enorme diferença, nas eleições de sexta-feira, mas os resultados foram questionados por seu rival Mirhossein Mousavi, o que levou a duros enfrentamentos.
Sete pessoas morreram na segunda-feira em um grande protesto da oposição no centro de Teerã, e na terça-feira milhares de simpatizantes de Mousavi marcharam no norte da cidade em direção ao edifício do canal estatal de televisão IRIB, que foi cercado pela polícia.
Diversos governos no mundo manifestaram sua preocupação pela violência no Irã e pediram que se esclareçam os resultados da eleição.
Apesar disso, Caracas disse reconhecer "a extraordinária jornada democrática (...) quando tiveram lugar eleições presidenciais que registraram níveis históricos de participação popular e resultaram na reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad".
Fonte: Reuters
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Confira os destaques do quadro ‘Direto de Brasília’ nesta sexta-feira (27)
Confiança estreou fora de casa e levou goleada do Sousa da Paraíba
Estudantes da rede municipal participaram de sessão de cinema do Projeto Curta-SE
Potencial energético de Sergipe foi um dos temas da reunião entre o governo e a Petrobras
Arquidiocese de Aracaju convida fiéis para Via-Sacra na Orla de Atalaia
Mais acessadas
Cavalos em situação de maus-tratos no bairro Santa Maria, em Aracaju
Beneficiários nascidos em novembro e dezembro recebem Pé-de-Meia hoje (30)
Mulher denuncia tentativa de agressão com arma de fogo pelo companheiro na Grande Aracaju
Mulher fica ferida após explosão com fogareiro em incêndio residencial em Aracaju
Homem atira contra casa da ex-companheira e ameaça matá-la em Aracaju
Mais notícias
-
1 mês, 2 semanas Brasil faz história e conquista primeira medalha de ouro em Olimpíada de Inverno
-
2 meses, 2 semanas EUA congelam processamento de vistos para Brasil e outros 74 países
-
2 meses, 3 semanas EUA anunciam controle da Venezuela após captura de Maduro e ação militar gera reação internacional