Pequim quer criar lista negra de jornalistas chineses

30/09/2015 19h03
Pequim quer criar lista negra de jornalistas chineses
A8SE

O governo chinês planeja criar uma lista negra de jornalistas do país que não cumpram as regras de reportagem, afirmou a mídia estatal chinesa nesta sexta-feira, acrescentando que uma série de controles serão usados para restringir o trabalho da mídia nacional.

Segundo um comunicado da agência chinesa que controla a mídia nacional, a lista servirá para "estabelecer um banco de dados de profissionais da mídia com registro ruim".

A agência afirmou ainda que os repórteres que violarem as regras ou leis terão suas credenciais de imprensa retirados. "Seus nomes entrarão na lista e eles serão restringidos de trabalhar como repórteres ou editores", disse Li Dongdong, vice-diretora da Administração Geral de Imprensa e Publicações.

A lista de jornalistas está entre uma série de regulamentações propostas para ampliar a supervisão do governo da cobertura das notícias, disse Li. Entre as medidas está revisões mais restrititvas dos crachás de impreensa, que permitem a entrada de uiornalistas em eventos e entrevistas coletivas, e qualificação padrão de editores de jornais e revistas.

Li afirmou ainda que as medidas são necessárias para "evitar relatos falsos".

A imprensa estatal chinesa é alvo de grande controle do governo e muitas vezes de censura. Assuntos que podem soar negativos sobre o governo ou originar debate político são vetados da imprensa chinesa --como o discursos de posse do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, censurado ao falar sobre as nações comunistas.

As medidas não se aplicam a jornalistas estrangeiros que trabalham na China, cujo controle é feito pelo Ministério de Relações Exteriores. Cidadãos chineses, contudo, são proibidos de trabalhar como jornalistas para mídia estrangeira.

Fonte: Reuters

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: