Nevasca prejudica sistema de transportes na Europa

30/09/2015 19h02
Nevasca prejudica sistema de transportes na Europa
A8SE

 

Trem em Londres (Reuters)

Os famosos ônibus vermelhos de Londres permaneceram nas garagens nesta segunda-feira, 2. A grande tempestade de neve que atingiu a Europa durante o fim de semana obrigou a empresa municipal de transportes de Londres a suspender os serviços por conta das condições perigosas nas ruas. O tempo ruim ainda provocou atrasos e cancelamentos nos voos no Reino Unido, na França e na Itália.

 

Está é a pior nevasca que atinge o Reino Unido em 18 anos e, segundo especialistas, o tempo deve piorar nos próximos dias. Muitas linhas de trem foram fechadas e outras trabalham com atrasos. A neve ainda forçou o fechamento de dezenas de escolas e a suspensão das aulas.

O aeroporto britânico de Heathrow fechou suas dias pistas. Outros três aeroportos comerciais alertaram os passageiros para grandes atrasos e possíveis cancelamentos. Em Heathrow, mais de 250 voos foram cancelados e outros mil enfrentam atrasos ou risco de cancelamento.

Em Paris, a forte nevasca desta madrugada bloqueou as principais estradas. Em algumas ruas da capital francesa, há até 30 centímetros de neve, e as autoridades recomendaram que as pessoas evitem sair com seus carros. Os ônibus não deixaram as garagens e apenas o metro está trabalhando.
A companhia Air France cancelou alguns de seus voos de curta e média distância, seguindo as recomendações da Direção Geral de Aviação Civil. O aeroporto Charles de Gaulle registra atrasos de cerca de 30 minutos. Em Orly, a situação é mais complicada, e até às 9 horas desta segunda, nenhum voo tinha decolado, e os atrasos chegam a duas horas.

Mais de 800 quilômetros de estradas italianas estão afetadas pelas fortes nevascas no norte da Itália, enquanto 18 voos foram cancelados nos aeroportos de Linate e Malpensa, em Milão, e outros 18 no de Roma-Fiumicino. As regiões mais afetadas pela neve são Lombardia, Piemonte e Ligúria, mas também há nevascas em Emília-Romanha e Friuli-Venezia-Giulia, de modo que há problemas nas estradas que ligam Turim e Milão a Gênova.

O porto de Gênova está fechado para evitar colapsos nas estradas de acesso, já que esta manhã houve engarrafamentos. Além disso, o mau tempo afetou a ilha da Sicília, onde a comunicação ferroviária entre Palermo e Trapani está suspensa devido a um deslizamento de terra.

Fonte: Reuters

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: