Mundo pode ter aquecimento de 1,5ºC até 2026, diz ONU

Atualmente, a temperatura média global é de 1,1ºC.

Por Redação do Portal A8SE 11/05/2022 09h35
Mundo pode ter aquecimento de 1,5ºC até 2026, diz ONU
Reuters/P. Ravikumar

Existe 50% do mundo enfrentar um aquecimento de 1,5 grau celsius acima dos níveis pré-industriais até 2026. O alerta foi feito pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta segunda-feira (9)

Apesar da possibilidade, o dado não significa um possível cruzamento do limite de aquecimento de longo prazo de 1,5°C, que os cientistas estabeleceram como teto para evitar mudanças climáticas catastróficas.

Segundo a agência da ONUS, um ano de aquecimento como esse pode oferecer uma amostra de como seria cruzar esse limite de longo prazo. "Estamos chegando mais perto de atingir temporariamente a meta mais baixa do Acordo de Paris", disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, referindo-se aos acordos climáticos adotados em 2015.

Em termos de média de longo prazo, a temperatura média global atual é cerca de 1,1°C mais quente do que a média pré-industrial.

“Perdas e danos associados ou exacerbados pelas mudanças climáticas já estão ocorrendo, alguns deles provavelmente irreversíveis no futuro próximo”, disse Maxx Dilley, vice-diretor de clima da OMM.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp