Mundo pode ter aquecimento de 1,5ºC até 2026, diz ONU
Atualmente, a temperatura média global é de 1,1ºC.

Existe 50% do mundo enfrentar um aquecimento de 1,5 grau celsius acima dos níveis pré-industriais até 2026. O alerta foi feito pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta segunda-feira (9)
Apesar da possibilidade, o dado não significa um possível cruzamento do limite de aquecimento de longo prazo de 1,5°C, que os cientistas estabeleceram como teto para evitar mudanças climáticas catastróficas.
Segundo a agência da ONUS, um ano de aquecimento como esse pode oferecer uma amostra de como seria cruzar esse limite de longo prazo. "Estamos chegando mais perto de atingir temporariamente a meta mais baixa do Acordo de Paris", disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, referindo-se aos acordos climáticos adotados em 2015.
Em termos de média de longo prazo, a temperatura média global atual é cerca de 1,1°C mais quente do que a média pré-industrial.
“Perdas e danos associados ou exacerbados pelas mudanças climáticas já estão ocorrendo, alguns deles provavelmente irreversíveis no futuro próximo”, disse Maxx Dilley, vice-diretor de clima da OMM.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital da Criança vem registrando aumento do número de casos graves de síndromes gripais

Sergipe registra recorde histórico de empregos com carteira assinada em maio

Sebrae e a prefeitura realizam inauguração da sala do empreendedor Francisco Pimentel Franco

Direto de Brasília 01/07/25
