Mulheres protestam contra imposição do véu integral em Cabul
Imposição é realizada pelo governo que prefere a burca integral.
Um grupo de pelo menos 12 afegãs protestou nesta terça-feira (10) nas ruas de Cabul contra a decisão do regime talibã de tornar obrigatório o uso do véu integral em público para as mulheres.
"Justiça, justiça! A burca não é meu hijab", gritaram as manifestantes, que conseguiram caminhar por 200 metros antes de serem dispersadas por talibãs, que obrigaram a imprensa a deixar o local.
O governo publicou no último sábado (7) o decreto aprovado pelo líder do Talibã e do Afeganistão, Hibatullah Akhundzada, que ordena às mulheres que se cubram da cabeça aos pés, incluindo o rosto, quando estão em público.
Para os talibãs, a decisão é em nome da tradição, onde preferem a burca, véu integral normalmente de cor azul que cobre integralmente as mulheres e tem uma grade na altura dos olhos. Mas explicaram que outros véus, que deixam apenas os olhos descobertos, também serão tolerados.
Também pediram às mulheres, caso não tenham um motivo para sair, "que permaneçam em casa".
"Queremos viver como seres humanos, não como animais, trancadas em um canto das casas", disse uma das manifestantes, Saira Sama Alimyar.
Em Cabul, o decreto talibã não surtiu efeito imediato e muitas mulheres continuam caminhando pelas ruas com o rosto descoberto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 28/10/25 - Secretária da Fazenda de Brasília
Empresários se reúnem para discutir o cenário econômico e as tendências de mercado
DNIT vai interditar a BR -235 no trecho de entrada de Aracaju
ITPS realiza programação especial no Museu da Gente Sergipana, voltada para estudantes
Câmara Municipal analisa regulamentação de uso das calçadas por estabelecimentos comerciais
Mais acessadas
Lacen/SE realiza 3ª Mostra Científica com apresentação de 20 trabalhos
Sindcomerciários de Nossa Senhora do Socorro celebra 27 anos e empossa nova diretoria
Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta quinta-feira (23)
Luan Reis lança CD “Ao Vivo no Rancho 1.0” voltado ao público apaixonado por cavalos
Lagum apresenta turnê “As Cores, As Curvas e As Dores do Mundo” em Aracaju
Mais notícias
-
3 semanas Guerra em Gaza completa dois anos com novos bombardeios israelenses e busca por cessar-fogo
-
3 semanas, 1 dia Três cientistas ganham Nobel de Medicina 2025 por avanços no sistema imunológico
-
4 semanas Trump propõe tarifa de 100% para filmes estrangeiros; medida pode afetar Brasil e América Latina