Ministério da Economia avalia retorno do Brasil à OCDE
Outras organizações internacionais como G20, Brics e Mercosul também estão sendo consideradas

Nesta quarta-feira (18), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que está avaliando o retorno do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Outras organizações internacionais como G20, Brics e Mercosul também estão sendo consideradas.
A OCDE é uma instituição internacional que permite a troca de informações alinhamento de políticas entre os 38 países integrantes, com o objetivo de potencializar o crescimento econômico de todos os participantes.
Haddad salientou que não existe impedimento para que o país tenha uma adesão ao grupo, mesmo com questões divergentes a serem debatidas. “Não há uma rigidez que é tudo ou nada, você tem espaço para discussão. O Brasil pode fazer mudanças no seu pedido. Assim como os outros países também podem. Essa aproximação está acontecendo naturalmente. Vou ver com o Itamaraty e a Presidência da República os próximos passos”, explicou o ministro, após se reunir com o secretário-geral da OCDE, na Suíça.
G20, Brics, Mercosul
Ainda de acordo com o ministro, a agenda internacional do Brasil vai ser complexa na atual gestão, porque que o país vai assumir, este ano, a presidência de diversos organismos multilaterais, como o G20, que reúne as 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia.
Ainda, em 2024, a previsão é que o Brasil assuma a presidência dos Brics, união econômica dos países emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Haverá, também, uma retomada nas relações brasileiras com o Mercado Comum do Sul (Mercosul), que agrega Argentina, Paraguai, Uruguai e outros países latino-americanos, pela livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países vizinhos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Vazamento de água na rua São Francisco de Assis no bairro Dom Luciano em Aracaju

Confira os destaques da ronda policial desta sexta-feira (09)

Missa em ação de graças pelo Papa Leão XIV é realizada na Catedral Metropolitana de Aracaju
