Meteoros Geminídeas: última grande chuva do fenômeno ocorre no Brasil; confira
No Brasil, as regiões mais ao Norte terão as melhores condições para a observação da chuva de meteoros
Nesta sexta-feira (13), o hemisfério Sul será palco de um dos mais belos fenômenos astronômicos do ano, as Geminídeas. A condição astronômica deve atingir o pico entre a noite de hoje e madrugada de sábado (14).
No Brasil, as regiões mais ao Norte terão a melhor visibilidade para observar a chuva de meteoros, principalmente durante as primeiras horas da madrugada.
O fenômeno, que ocorre anualmente entre os dias 2 e 21 de dezembro, recebe seu nome da constelação de Gêmeos, onde está localizado o radiante, o ponto no céu de onde os meteoros parecem se originar.
Como observar
As condições ideais possibilitam a observação de até 150 meteoros por hora no pico da chuva. No entanto, a presença da Lua cheia neste período pode diminuir a visibilidade dos meteoros, ainda assim, será possível visualizar os mais brilhantes, especialmente nas primeiras horas da madrugada.
Para desfrutar da observação da chuva de meteoros, os astrônomos recomendam se dirigir a locais com pouca poluição luminosa e olhar para longe da Lua. Não há necessidade de uso de telescópios ou binóculos, apenas a paciência para esperar os meteoros aparecerem.
De acordo com o Observatório Nacional, a atividade da chuva Geminídeas tem aumentado ao longo dos anos e deve atingir seu auge por volta de 2050, prometendo espetáculos ainda mais impressionantes nas próximas décadas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp