Líderes dos Brics realizam virtualmente a 12ª Cúpula nesta terça-feira
Encontro marcará fim da presidência pro-tempore da Rússia.
A 12ª Cúpula dos Brics, grupo de países que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, será realizada nesta terça-feira (17), entre 8h e 10h, horário de Brasília. Dessa vez, o evento ocorrerá em formato virtual, por causa da pandemia de covid-19. A Cúpula marcará também o fim da presidência pro-tempore da Rússia à frente dos Brics, ao longo do último ano.
No programa anunciado pelo governo russo, o presidente do país, Vladimir Putin, será o primeiro a falar. Em seguida, pela ordem, discursam os presidentes Nerendra Modi (Índia), Xi Jinping (China), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Jair Bolsonaro (Brasil). Os líderes devem discutir o estado atual e as perspectivas de cooperação no âmbito da associação, além de trocar opiniões sobre questões atuais da agenda internacional e regional. Os resultados da presidência russa no Bricas também devem ser detalhados e os presidentes ainda devem discutir posicionamentos que serão apresentados durante a Cúpula do G20, que reúne as 20 maiores economias do mundo, marcada para os dias 21 e 22 de novembro. Os principais acordos serão formalizados na Declaração da Cúpula de Moscou e em outros documentos. A Rússia seguirá na presidência pro-tempore dos Brics até o fim deste ano. Em 2021, o grupo de países será presidido pela Índia.
A TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), transmitirá, ao vivo e em português, a participação do presidente Jair Bolsonaro na Cúpula.
Outras autoridades também devem apresentar informes sobre encontros setoriais dos Brics, que discutiram temas como segurança nacional e comércio exterior. O brasileiro Marcos Troyjo, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco dos Brics, também fará um pronunciamento durante a Cúpula.
No último sábado (14), os ministros das comunicações dos países que integram o Brics divulgaram uma declaração com intenções de parcerias para iniciativas nas áreas de comunicação, informação e tecnologias digitais. O documento foi resultado de um encontro com os representantes dos governos de cada nação em ministérios e outros órgãos de governo que atuam no setor, como atividade preparatória para o encontro principal, entre os chefes de Estado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Entrevista com Luizão Donatrampi, Deputado Estadual pelo União Brasil
Entrevista com Cleitinho Azevedo
Casal é preso por tráfico e uso de criança de 8 anos em esquema criminoso no interior de Sergipe
Operação Central Fantasma desarticula grupo que aplicava golpe da central bancária em Sergipe e outros 10 estados
Motorista de ônibus é agredido por passageiros que tentaram burlar o pagamento da passagem em Aracaju
Mais acessadas
Cão abandonado e amarrado em árvore é resgatado em Aracaju
Restaurante Padre Pedro e unidades do Prato do Povo funcionarão normalmente na segunda-feira (27)
Treinamento físico personalizado ganha força entre praticantes de musculação e candidatos ao TAF
Luan Reis lança CD “Ao Vivo no Rancho 1.0” voltado ao público apaixonado por cavalos
Polícia Civil cumpre mandados de prisão preventiva por tentativas de homicídio em Aracaju
Mais notícias
-
2 semanas, 3 dias Guerra em Gaza completa dois anos com novos bombardeios israelenses e busca por cessar-fogo
-
2 semanas, 4 dias Três cientistas ganham Nobel de Medicina 2025 por avanços no sistema imunológico
-
3 semanas, 3 dias Trump propõe tarifa de 100% para filmes estrangeiros; medida pode afetar Brasil e América Latina