Golpe da falsa inscrição no Enem: saiba como evitar
As semelhanças da página oficial com a dos golpistas são inúmeras
Com a chegada do prazo de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), relatos de estudantes que caíram em golpes de falsas páginas de inscrição resurgiram nas redes sociais.
Os golpistas usam de artefatos de design, layout e chats de inteligência artificial para criar páginas idênticas a página oficial de inscrição. As semelhanças são inúmeras.
O golpe consiste em fazer com que os estudantes forneçam seus dados pessoais e bancários, que podem ser usados para fins ilícitos. Os golpistas chegam até a emitir um falso boleto bancário de 85 reais, valor da inscrição real.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação responsável pelo Enem, já denunciou o caso à Polícia Federal, que segue investigando o caso.
Como diferenciar
O melhor jeito de diferenciar as páginas falsas da verdadeira é pelo endereço eletrônico ou url do site.
A inscrição para o Enem deve ser feita exclusivamente pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. Outra dica é que o login da página deve ser feito com o login do gov.br.
Vale ressaltar que o pagamento oficial do Enem pode ser feito com cartão de crédito e débito, não apenas por boleto e PIX.
Selos oficiais do governo também são outro fator de confiabilidade e autenticidade.
Prazo final
As inscrições para o Enem 2024 estão abertas até às 23h59 desta sexta-feira (14). O prazo para solicitação de atendimento especial também terminam nesta sexta.
Já o prazo para pagamento da inscrição segue até a próxima quarta-feira (19). A taxa custa R$85. A provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 12/12/25 - Entrevista com a deputada federal Yandra Moura do União Brasil
Prefeitura de Aracaju finaliza obras das avenidas Juscelino Kubitschek e Visconde de Maracajú
Secretário Especial da Assembleia Legislativa de Sergipe, Deoclécio Vieira Filho, morreu aos 90 anos
Festival seleciona projetos sustentáveis na rede estadual
Fapitec completa 20 anos ; são duas décadas o de apoio à pesquisa e à inovação tecnológica do estado
Mais acessadas
Hospital de Cirurgia realizará mais de 40 procedimentos no Mutirão Nacional dos Filantrópicos neste sábado (13) e domingo (14)
PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos é aprovado no Plenário do Senado
"Descubra Aracaju" terá edição especial de Natal neste fim de semana com programação temática
Homem é preso por tráfico de drogas e latrocínio no município de Estância
Peixe-boi-marinho é visto em comunidades do Baixo São Francisco
Mais notícias
-
8 horas, 15 minutos Peter Greene, ator de 'Pulp Fiction' e 'O Máscara' é encontrado morto em Nova York
-
2 semanas, 2 dias Vaticano reforça monogamia e critica poligamia e poliamor em nova nota doutrinária
-
1 mês, 1 semana Documento do Vaticano redefine títulos marianos e veta o uso de “Corredentora”