De saída, Bush premia os aliados Uribe, Blair e Howard
Americano concede a mais alta distinção civil ao presidente colombiano e aos ex-premiês britânico e australiano
Bush premia os aliados (Reuters)
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, concedeu a medalha presidencial da liberdade a seu colega colombiano, Álvaro Uribe, e os ex-primeiros-ministros Tony Blair, do Reino Unido, e John Howard, da Austrália, informou a Casa Branca na segunda-feira, 5.
A porta-voz Dana Perino indicou que "o presidente honra a estes líderes por seu trabalho na melhora das vidas de seus cidadãos e por seus esforços para a promoção da democracia, dos direitos humanos e da paz no exterior". As medalhas, a maior distinção concedida pelo presidente americano, serão entregues em cerimônia no próximo dia 13 na Casa Branca.
Uribe, Blair e Howard, apontou a porta-voz, foram "fortes aliados" dos EUA, em particular na luta contra o terrorismo. "Seus esforços para levar a esperança e a liberdade ao povo pessoas de todo o mundo fizeram de seus países,dos Estados Unidos e da comunidade mundial um lugar mais seguro", enfatizou.
Até agora, Bush entregou a medalha para 78 pessoas, entre elas Paul Bremer, ex-chefe do órgão que governou o Iraque após a queda do regime de Saddam Hussein, e ao ex-diretor da CIA George Tenet. Tanto Blair como Howard foram grandes apoiadores de Bush na controversa guerra no Iraque. O presidente colombiano mantém uma excelente relação pessoal com o mandatário americano e foi um de seus mais firmes aliados na América Latina.
Fonte: Reuters
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Teto de paróquia desaba no bairro Jardim Centenário, em Aracaju
Pescadora de Laranjeiras pede ajuda para fazer cirurgia na cachorra de estimação que está com câncer
Foragido da justiça do Distrito Federal é preso em Aracaju
Homem com suspeita de intoxicação por metanol está internado no Huse