Coreia do Norte proíbe temporariamente navegação no Mar do Japão

30/09/2015 19h33
Coreia do Norte proíbe temporariamente navegação no Mar do Japão
A8SE

A Coreia do Norte divulgou nesta terça-feira que proibirá a navegação em uma região do Mar do Japão para realizar exercícios militares em sua costa. A região ficará fechada por 16 dias, segundo informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

O alerta foi visto como indicação de que fará um novo lançamento de míssil, após causar uma escalada da tensão regional com o teste de diversos mísseis de longo-alcance e um teste nuclear, em 25 de maio passado.

O porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano, Won Tae-jae, afirmou que a Coreia do Norte realizará manobras militares entre 25 de junho e 10 de julho, que podem ser usadas para novos testes de mísseis. A Guarda Litorânea do Japão também foi informada.

Os testes vão se concentrar na cidade de Wonsan --sudeste da Coreia do Norte e a cerca de 100 quilômetros ao norte da fronteira intercoreana.

O alerta acontece depois de dois avisos anteriores para que navios se mantivessem distantes de uma área menor do que a compreende o informe atual. Esta, contudo, é a primeira vez que o país explicita as razões pelas quais impõe uma proibição de navegação.

A Coreia do Norte geralmente dispara mísseis de pequeno alcance em exercícios militares e frequentemente escolhe momentos de tensão política para realizar esses lançamentos.

O país realizou seu segundo teste com armas nucleares em 25 de maio, o que provocou uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas adotando duras sanções que restringe o lucrativo comércio de armas do país.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou neste domingo em entrevista a que o país se encontra "totalmente preparado para qualquer tipo de contingência" em relação a um possível lançamento de um míssil pela Coreia do Norte.

Na quinta-feira (18), o secretário de Defesa, Robert Gates, anunciou que aprovou a ativação de um sistema antimísseis próximo ao Havaí para proteger o arquipélago de um possível lançamento norte-coreano.

Fonte: Reuters

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: