China diz não ter influência sobre o regime norte-coreano

O governo chinês disse nesta terça-feira, 26, não ter influência sobre outros países em suas relações diplomáticas, em referência ao regime norte-coreano, que realizou seu segundo teste nuclear e lançou cinco mísseis de curto alcance, o que desencadeou uma crise internacional. "Não acredito que a palavra `influência` exista na diplomacia chinesa", disse o porta-voz da Chancelaria chinesa, Ma Zhaoxu, ao ser perguntado em entrevista coletiva sobre se o teste nuclear demonstra que Pequim não tem influência sobre Pyongyang.
O regime chinês é o principal fornecedor e defensor internacional do isolado regime de Kim Jong-il, ao qual fornece alimentos, armas e a maior parte do combustível que consome.
O porta-voz também comentou sobre a possibilidade de a China apoiar novas sanções contra Pyongyang no Conselho de Segurança ou se, como até agora, as bloqueará. "Depois do teste norte-coreano, a China expressou diretamente sua postura à Coreia do Norte. O regime norte-coreano realizou um novo teste nuclear ignorando a oposição da comunidade internacional. O Governo chinês se opõe firmemente a esse ato", ressaltou.
Além disso, afirmou que a China "pede de forma contundente que a Coreia do Norte cumpra seus compromissos de desmantelamento nuclear, que detenha qualquer ato que possa deteriorar ainda mais a situação e que retorne às conversas de seis lados".
O diálogo multilateral, no qual participam as duas Coreias, Estados Unidos, Rússia, Japão e China, começou em 2003, e em 2007, um ano depois do primeiro teste nuclear norte-coreano, conseguiu o compromisso de Pyongyang de desmantelar seus reatores em troca de reconhecimento diplomático e combustível. No entanto, desde o ano passado, e coincidindo com uma suposta doença do líder Kim Jong-il e a mudança de governo nos Estados Unidos, a Coreia do Norte decidiu retomar seu programa nuclear, por isso o mecanismo de diálogo está em ponto morto.
Fonte: Efe
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Vazamento de água na rua São Francisco de Assis no bairro Dom Luciano em Aracaju

Confira os destaques da ronda policial desta sexta-feira (09)

Missa em ação de graças pelo Papa Leão XIV é realizada na Catedral Metropolitana de Aracaju
