Três jogadores brasileiros são banidos para sempre do futebol. Ex-jogador do Sergipe está entre eles
Jogadores são punidos acusados de influenciar nos resultados dos jogos. Confira nomes e punições.
A Fifa divulgou nesta segunda-feira (11) o nome de três jogadores brasileiros que estão, oficialmente, banidos do futebol permanentemente: Ygor Catatau (ex-Vasco e Vitória), Matheus Gomes (ex-Sergipe) e Gabriel Tota (ex-Juventude). A suspensão, que antes se restringia ao banimento em território nacional, foi ampliado para o cenário global.
As punições são consequência do envolvimento dos atletas com apostas. Eles são acusados de influenciar nos resultados dos jogos, praticando ações como receber um cartão amarelo, por exemplo, em troca de determinado valor. A ‘Operação Penalidade Máxima’, conduzida pelo Ministério Público de Goiás, descobriu o esquema.
Atendendo ao pedido da CBF, a FIFA concordou que as punições sejam praticadas em todas as federações filiadas à entidade. Por exemplo, o zagueiro Eduardo Bauermann, que já tinha contrato com o Alanyaspor, da Turquia, vai ter de esperar um ano para estrear.
"Como resultado da cooperação sólida e exemplar com a CBF e em linha com o artigo 70 do Código Disciplinar da Fifa, o presidente do Comitê Disciplinar decidiu estender todas as sanções acima mencionadas para terem efeito mundial. A Fifa continuará os seus esforços contínuos para combater a manipulação de jogos através de uma variedade de iniciativas", afirmou, em nota.
Confira os jogadores punidos pela Fifa:
- Ygor de Oliveira Ferreira (banimento vitalício);
- Paulo Sérgio Marques Corrêa (600 dias a partir de 26 de maio de 2023);
- Gabriel Ferreira Neris (banimento vitalício);
- Jonathan Doin (720 dias a partir de 16 de maio de 2023);
- Fernando José da Cunha Neto (360 dias a partir de 16 de maio de 2023);
- Eduardo Gabriel dos Santos Bauermann (360 dias a partir de 16 de maio de 2023);
- Matheus Phillipe Coutinho (suspensão vitalícia);
- Mateus da Silva Duarte (600 dias a partir de 26 de maio de 2023);
- André Luiz Guimarães Siqueira Junior (600 dias a partir de 26 de maio de 2023);
- Onitlasi Junior Moraes (720 dias a partir de 16 de maio de 2023);
- Kevin Joel Lomónaco (360 dias a partir de 16 de maio de 2023).
Mais vídeos
Direto de Brasília 31/10/25 - entrevista com o deputado federal pelo PP, Tiago de Joaldo
Segunda etapa do circuito de corridas TV Atalaia 2025, “te amo Aracaju”, acontece neste sábado
Mais de 200 velejadores participam de regata em Sergipe
Na cultura mexicana, o dia de finados é diferente e chama a atenção de sergipanos que estão no país
Dia de finados; milhares de sergipanos vão aos cemitérios para homenagear os entes queridos
Mais acessadas
Inscrições para o Programa de Aquisição de Alimentos seguem abertas até segunda (3)
Feijoada da Advocacia promete música, alegria e integração no dia 8 de novembro
Jornalista Fredson Navarro lança livro 'O Vagalume' e estreia como escritor
Flamengo é finalista da Libertadores e tem a chance de conquistar tetracampeonato
Acácia Lelis é empossada presidente do IBDFAM Sergipe durante congresso nacional
Mais notícias
-
2 dias, 17 horas Nova diretoria assume o comando do Club Sportivo Sergipe em meio a renovação institucional
-
2 dias, 18 horas Palmeiras goleia LDU em virada histórica e vai à final da Libertadores
-
3 dias, 17 horas Arena Batistão receberá final da Supercopa Serigy de Futebol Amador no dia 1º de novembro