Queijo fabricado em Sergipe vence concurso nordestino
Júri técnico avaliou quatro quesitos: aspecto exterior, aspecto interior e textura, aromas e sabores.
O queijo Madrugada da Alvorada, produzido no município de Itaporanga D'Ajuda (SE), venceu o concurso Nordestino de Queijos e Derivados em Vitória da Conquista (BA) no último sábado (16).
O produto concorreu com 300 concorrentes e conquistou o Selo Super Ouro, a mais alta premiação na disputa que reuniu produtores de queijos e produtos lácteos de toda a região. O júri técnico avaliou quatro quesitos: aspecto exterior, aspecto interior e textura, aromas e sabores.
“Esse é o resultado de um longo trabalho que realizamos há vários anos, sempre pensando em oferecer o melhor produto para os nossos clientes. O mercado de queijos refinados é altamente competitivo, pois disputamos espaços com grandes laticínios. Conquistar esse prêmio nos mostra que estamos no caminho certo”, explica o empresário Miguel Britto.
Produção
O madrugada, vencedor no Enel, é um queijo tipo parmesão maturado (quando após o processo de produção, que inclui a pasteurização do leite, coagulação, corte e salga do queijo, permanece em repouso em ambientes com temperatura e umidade controlados).
No caso do fabricado no Laticínio Alvorada, esse período é de seis meses. Seu sabor é levemente ácido, tem consistência dura e harmoniza com vinhos.
Os queijos Alvorada já foram premiados outras seis vezes em competições no Espírito Santo e São Paulo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
O ano de 2026 começa com muitas perspectivas; muitas delas no mercado de trabalho
Em 2025, foram quase 900 animais recolhidos para o centro de apreensões da Emsurb -
Associação Desportiva Confiança está em processo de escolha dos seus representantes da SAF do clube
Sergipe fecha 2025 com mercado de trabalho aquecido, com recorde de geração de empregos formais