O Banco de Leite precisa de mães doadoras

30/09/2015 21h09
O Banco de Leite precisa de mães doadoras
A8SE

Apesar de o gesto fazer parte da natureza materna, muitas mães encontram dificuldades para amamentar os seus filhos e suprir todas as necessidades da criança. Por isso, o Banco de Leite Humano Marly Sarney, estimula a doação de voluntárias, mas recentemente tem encontrado dificuldades para dar conta da demanda. No mês de junho, a instituição contou com apenas sete doadoras fixas. Cinco delas, consideradas doadoras externas, cuja coleta foi feita em seu próprio domicílio. Com a queda no número de doadoras, foram coletados apenas 34.480 l de leite, quantidade inferior ao mês de maio, quando foram coletados 54.260 l.

"O ideal é que tivéssemos no mínimo trinta doadoras fixas, além das doadoras da própria Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. Mês passado cerca de 44 mães internadas colaboraram com a doação. Outro grande parceiro é o Banco de Itabaiana que muitas vezes supre a nossa falta," informou a gerente do BLH Hélia Karla Agapito.

Banco de Leite

O Banco de Leite Marly Sarney é o Centro de Referência Estadual para promoção, incentivo e apoio ao aleitamento materno em Sergipe. Além de prestar assistência aos bebês através do Ambulatório de Aleitamento Materno exclusivo, ele mantêm um estoque fixo para suprir as carências nutricionais de recém-nascidos prematuros, de baixo peso que não sugam, recém-nascidos infectados, com deficiência imunológica e portadores de alergia a proteínas heterológas.

Através de doações de mães que amamentam e têm excesso de leite, são recolhidos os litros de leite que passam pelo controle de qualidade e após processamento são encaminhados para a distribuição. Todo leite coletado passa por uma seleção rigorosa, e ficam em condições corretas de higienização e acondicionamento, assegurando assim a qualidade do produto e evitando a transmissão de doenças, conforme determina a Rede Brasileira de Banco de Leite Humano (REDEBLH).

Fonte: FHS/SE

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: