Dia do leitor : Confira 6 indicações de livros para mergulhar na literatura brasileira
A celebração é em homenagem a criação de jornal cearense
Neste dia 7 de janeiro é comemorado, no Brasil, o dia do leitor. A celebração é em homenagem a criação do jornal cearense “O Povo”, e se tornou um dia extra para falar sobre livros.
Pensando nisso, o Portal A8SE separou uma lista de indicações de obras contemporâneas brasileiras que valem a pena dar uma olhadinha.
O avesso da pele - Jeferson Tenório
Grande vencedor do prêmio Jabuti de melhor romance em 2021, O avesso da pele é a história de Pedro, que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos.
Torto Arado - Itamar Vieira Junior
A obra Torto Arado foi publicada em 2019 pela editora Todavia. A história se passa no interior do sertão baiano, onde as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma faca velha e misteriosa, guardada dentro de uma mala que a avó esconde embaixo da cama. Quando um acidente inesperado acontece, as vidas das irmãs ficam ainda mais ligadas, ao ponto de uma precisar ser a voz da outra.
O Vilarejo - Raphael Montes
A antologia reúne diversos contos com cenários que vão do horror gótico ao suspense. No compilado de 96 páginas, o leitor acompanha sete diferentes histórias, inspiradas nos demônios dos sete pecados capitais. Cada narrativa se passa em um mesmo vilarejo isolado, que é lentamente dizimado pela neve e pela fome. Cada morador do lugar resguarda a eclosão de um grande pecado, que aparece para destruir o hospedeiro e todos em volta.
Kizila - Stella Carvalho
Kizila marca a estreia da escritora Stella Carvalho em livro de poesia, os poemas “ariscos amores”, “arriscar cartas”, “podar dores” e “colher rosas” estabelecem uma relação de imprecisão com o espaço e o tempo e jogam com a exploração de lugares intermediários, entre a escrita e a oralidade. A obra da baiana residente em Sergipe cutuca feridas e expõe dores, além de causar o tipo de reflexão que só grandes poesias conseguem.
Tudo é rio - Carla Madeira
Com uma narrativa madura, precisa e ao mesmo tempo delicada e poética, o romance narra a história do casal Dalva e Venâncio, que tem a vida transformada após uma perda trágica, resultado do ciúme doentio do marido, e de Lucy, a prostituta mais depravada e cobiçada da cidade, que entra no caminho deles, formando um triângulo amoroso.
Pequena coreografia do adeus - Aline Bei
Julia é filha de pais separados: sua mãe não suporta a ideia de ter sido abandonada pelo marido, enquanto seu pai não suporta a ideia de ter sido casado. Sufocada por uma atmosfera de brigas constantes e falta de afeto, a jovem escritora tenta reconhecer sua individualidade e dar sentido à sua história, tentando se desvencilhar dos traumas familiares. Entre lembranças da infância e da adolescência, e sonhos para o futuro, Julia encontra personagens essenciais para enfrentar a solidão ao mesmo tempo que ensaia sua própria coreografia, numa sequência de movimentos de aproximação e afastamento de seus pais que lhe traz marcas indeléveis.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp