Trajetória da Irmã Dulce é destaque no cinema nacional

30/09/2015 22h24
Trajetória da Irmã Dulce é destaque no cinema nacional

“Irmã Dulce” é um filme que retrata, minuciosamente, a história de amor aos pobres e compromisso com a fé cristã do “Anjo Bom da Bahia”. Estrelado por Bianca Comparato (na fase jovem) e Regina Braga (fase adulta), a produção chegou às salas de cinema do país na última quinta-feira, 27 de novembro, e já foi visto por quase 1 milhão de pessoas. O filme foi gravado em Salvador e tem direção de Vicente Amorim, produção de Iafa Britz, roteiro de L.G. Bayão e Anna Muylaert, e o seu lançamento coincide com os 100 anos de nascimento da religiosa. 

 

O longa mostra a trajetória da freira nascida na capital baiana, em 26 de maio de 1914, que, a princípio, recebeu o nome de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes e, desde pequena, mostrou disposição para a causa cristã. Aos sete anos, em 1921, perdeu sua mãe Dulce, que tinha apenas 26 anos. No ano seguinte, junto com seus irmãos Augusto e Dulcinha, fez a primeira comunhão na Igreja de Santo Antônio Além do Carmo.

 

Em 08 de fevereiro de 1933, logo após a sua formatura como professora, Maria Rita entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe. Em 13 de agosto de 1933, recebeu o hábito de freira das Irmãs Missionárias e adotou, em homenagem a sua mãe, o nome de Irmã Dulce.

 


“Irmã Dulce” enfrentou o preconceito, o machismo e a rígida tradição católica – além de uma doença respiratória – para construir sua obra social. Indicada ao prêmio Nobel da Paz em 1988 e candidata à canonização, a religiosa é conhecida pela fé, alegria e obstinação em sua caminhada, o que a faz ser um dos maiores exemplos de ser humano.


Seus bens feitos levaram, no ano de 2000, a Igreja Católica dar início ao processo de beatificação e canonização e, em dezembro de 2010, o Papa Bento XVI assinou o decreto de reconhecimento de um milagre atribuído a ela. A cerimônia de beatificação ocorreu em 22 de maio de 2011, quando o querido Anjo Bom da Bahia recebeu o título de Bem-Aventurada dos Pobres.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: