Ex-astro da NBA tem trauma da final contra o Brasil no Pan de 1987

30/09/2015 20h44
Ex-astro da NBA tem trauma da final contra o Brasil no Pan de 1987
A8SE

David Robinson ainda não era o astro da NBA, no Pan de Indianápolis-1987; mas a final vencida pelos brasileiros foi tão traumática que o pivô "apagou" a lembrança... (Divulgação: R7)

Já em seu segundo Pan, depois de chegar como calouro em Caracas-1983, aos 19 anos, o velocista Robson Caetano tem grandes lembranças de Indianápolis-1987... da cerimônia de abertura, na pista oval da Fórmula Indy, de ver ao vivo Carl Lewis, um mito, que o emocionou muito... e do basquete. Depois das provas do atletismo, Robson estava lá, no histórico jogo em que a seleção comandada por Marcel e Oscar virou a final sobre os Estados Unidos, arrancando a medalha de ouro dos donos da casa.

- Aquele jogo de basquete foi uma loucura!

Os norte-americanos, como lembram vários dos jogadores da seleção brasileira, tinham toda a certeza do mundo que iriam ganhar - tanto que, no intervalo, os "comes e bebes" já eram levados pelos organizadores ao vestiário. Depois, eles tiveram que correr até o local do futebol para conseguir o hino brasileiro, atrasando a cerimônia de pódio com o hasteamento da bandeira no ginásio do basquete.

O time dos donos da casa contavam com alguns dos nomes que entrariam para a história da NBA. Um deles, era David Robinson.

É um dos que aparece no fim da partida histórica sentado no banco de reservas, toalha por cima da cabeça abaixada, desolado... E Robson Caetano se lembra muito bem do pivô.

- O Marcel e o Oscar causaram um trauma mesmo naqueles jogadores.

O velocista fez carreira no atletismo. No Pan seguinte, em Havana-1991, Robson somaria dois ouros, nos 100 m e nos 200 m, e ainda chegaria ao bronze nos 200 m da Olimpíada de Seul-1988 e ao bronze do revezamento 4x100 m em Atlanta-1996.

Ele encontrou David Robinson na Olimpíada de Seul, quando os Estados Unidos novamente perderam a chance do ouro (foram bronze, atrás da URSS, ouro, e da Iugoslávia), mas também na Olimpíada de Barcelona-1992, quando os Estados Unidos decidiram levar seu Dream Team de profissionais, que tinha Magic Johnson, Michael Jordan, Larry Bird, Charles Barkley...

- Encostei no David Robinson e resolvi perguntar daquele jogo lá de Indianápolis. Sabe o que ele me respondeu? "Não me lembro de nada daquele jogo! De tão vergonhoso, não consigo me lembrar de nada." É... Eles ficaram traumatizados mesmo...

Fonte: R7

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: