Abertura do Curta-SE será na próxima segunda-feira, 23

A abertura do 18ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) acontece no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, às 19h30, na próxima segunda-feira, 23. O evento, com acesso gratuito, contará com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe e Coro Sinfônico, além da 1ª Mostra Informativa com a websérie Empoderadas. O tema deste ano é Afrodite e faz alusão ao cinema feminino e negro.
“A Orsse abraçou o Curta-SE nesta edição. Vai fazer um repertório dedicado ao Festival e ficamos felizes com a participação da orquestra, compondo a diversidade de atividades que o evento proporciona”, expressou a diretora executiva do Curta-SE, Rosângela Rocha.
Apesar do acesso gratuito, as vagas são limitadas. Os ingressos podem ser retirados na entrada do TTB a partir das 18h do dia do evento. Com patrocínio bronze da Seguros Unimed, cada pessoa tem direito a até dois convites.
Empoderadas
Dirigida por Joyce Prado e Renata Martins, que estará presente no Festival, a websérie conta a trajetória de mulheres negras que lutam contra as opressões a que são submetidas. Mas, além da narrativa, a produção tem como objetivo contrapor estereótipos e ser representatividade para crianças e adolescentes negras na mídia tradicional.
Renata Martins é cineasta formada pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em linguagens da arte pela USP. Reconhecida roteirista e diretora de programas na TV Cultura, a cineasta atua na Secretaria de Educação de São Paulo e é ganhadora do prêmio Personalidade Empreendedora. “Uma grande mobilizadora da participação da mulher negra no audiovisual”, ressaltou Rosângela Rocha.
Na oportunidade, Renata Martins e a cineasta Everlane Moraes serão homenageadas. Radicada em Sergipe, a baiana Everlane Moraes atualmente estuda cinema em Cuba. Diretora, produtora e artista, trabalhou na produção de diversos curtas e longas nacionais como “O Senhor do Labirinto”, “A Pelada”, além realizar, como diretora de arte o “Rezou à Família e foi ao Cinema”.
Curta-SE 18
O Festival ocorre até o dia 27 de julho. Após a abertura oficial, neste dia 23, a programação segue para o Cinema Vitória. Haverá exibições de videoclipes, vídeos de bolso, curtas sergipanos, curtas iberoamericanos, trailers e longas-metragens, além de uma roda de conversa sobre a participação das mulheres no audiovisual.
O Curta-SE 18 também enaltece a Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024) proclamada pela resolução 68/237 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta década, a comunidade internacional reconhece que povos de ascendência africana representam um grupo distinto, cujos direitos humanos precisam ser promovidos e protegidos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

O cardeal americano, Robert Prevost é o sucessor do papa Francisco, ele adotou o nome de Leão XIV

Ministério do trabalho está regulamentando o trabalho em feriados e domingos no comércio

Prefeitura de Aracaju anuncia abertura da licitação para obras no Largo da Aparecida

Governadora em exercício, Iolanda Guimarães, sanciona leis estruturantes do poder judiciário
Mais acessadas
Projeto de assistência jurídica em presídios completa 30 anos de impacto social
ITPS orienta consumidores para compras seguras no Dia das Mães
ONG promove ação social para tratamento odontológico gratuito
Suspeito de esfaquear homem após discussão em Tobias Barreto é preso
Fundat divulga novas vagas de emprego nesta quarta-feira (7)
Mais notícias
-
2 semanas, 3 dias Cine Sustentável na Praça: quatro municípios sergipanos recebem circuito itinerante
-
2 meses, 3 semanas Estão abertas as inscrições para 1° Mostra 'Cinema e Acessibilidade de Sergipe'
-
2 meses, 3 semanas Últimos dias para aproveitar a Semana do Cinema 2025 com ingressos a 10 reais