Estudantes apresentam espetáculo em homenagem à Elza Soares em Aracaju

Composto por estudantes de escolas públicas, o grupo traz ao Teatro Atheneu sua 12ª produção

Por Redação Portal A8SE 30/10/2024 11h31
Estudantes apresentam espetáculo em homenagem à Elza Soares em Aracaju
Foto de arquivo: Seduc | Governo de Sergipe

O Grupo ParlaCênico de Teatro, formado por estudantes de escolas públicas, estreia o espetáculo "A Elza que vi" na próxima terça-feira (5), às 14h30. A apresentação será realizada no Teatro Atheneu, em homenagem à icônica cantora brasileira Elza Soares, reconhecida mundialmente como a voz do milênio.

Outras apresentações ocorrerão nos dias 6 de novembro, às 9h30 e 14h30, e no dia 19 de novembro, com sessões às 9h30, 14h30 e 20h, tornando o espetáculo acessível a um público mais amplo.

Desde sua criação em 2009, o , através do subprojeto "A Escola Pública Vai ao Teatro", levou quase 30 mil estudantes gratuitamente ao teatro. Esse trabalho faz parte do Projeto Alma Africana, uma iniciativa voltada para o reconhecimento da história e cultura afro-brasileira e indígena, alinhada com as leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008, que estabelecem o ensino obrigatório dessas temáticas nas escolas.

O Projeto Alma Africana, com 19 anos de atuação, é composto por 13 ações estratégicas, incluindo vivências em comunidades quilombolas, publicações literárias, pesquisas e produção teatral. Premiado em diversas ocasiões, o projeto foi recentemente reconhecido com o Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero, destacando sua relevância na luta contra o racismo, machismo e outras formas de discriminação.

A iniciativa, que funciona no Centro de Excelência Nelson Mandela, é coordenada pelos professores Gilmara de Souza Neto, Adalcy Costa dos Santos e o fundador Evanilson Tavares de França, contando com apoio de professores, gestores e estudantes.

Também recebe suporte de entidades como o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da UFS, o Instituto Braços, além de sindicatos e mandatos parlamentares.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp