Museu da Gente Sergipana promove semana com oficinas, cinema, teatro e cultura popular
As atividades começam na terça e quarta-feira, sempre às 14h30
O Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, realiza a partir desta terça-feira (19) uma programação especial dentro da 24ª Semana Nacional de Museus. Com atividades gratuitas até o sábado (23), o espaço receberá oficinas, apresentações culturais, lançamento de documentários, feira criativa, teatro, dança e música.
Neste ano, a programação segue o tema nacional “Museus unindo um mundo dividido”, proposta que busca discutir o papel dos museus como espaços de diálogo, inclusão e valorização das diferentes identidades culturais.
As atividades começam na terça e quarta-feira, sempre às 14h30, com oficinas voltadas para crianças de 5 a 12 anos. As ações “Colorindo o Museu” e “Narrativas em Cores”, conduzidas pelo artista visual Eddye Matheus Ramos, vão trabalhar pintura, criação coletiva e elementos da cultura sergipana.
Cinema, dança e cultura urbana
Na quinta-feira (21), às 14h, o auditório do museu recebe o lançamento do documentário “Contra Todas as Forças que Nos Oprimem – CTFO”, dirigido por Graziele Ferreira. O filme retrata a trajetória do artista plástico e líder sindical Antônio da Cruz e contará ainda com apresentação musical da trilha sonora original.
Já na sexta-feira (22), o público poderá participar da oficina “Arte que Move: Fundamentos do Breaking”, ministrada pelo b-boy Anderson BDLO. A atividade propõe discutir a cultura urbana e os movimentos de rua como parte da identidade cultural sergipana.
Festival reúne feira, quadrilha, teatro e show
O encerramento da programação acontece no sábado (23), com o Festival Museu é Rua, que ocupará diferentes espaços do museu ao longo do dia.
Entre os destaques estão a Feira do Mangaio, com produtos de mulheres empreendedoras negras; o lançamento do documentário Empreafro; apresentações teatrais; batalhas de poesia com o Slam da Norte; além da participação da Quadrilha Junina Xodó da Vila.
A programação será finalizada com o show “Correnteza”, da cantora Jaque Barroso, que mistura ritmos afro-brasileiros, música eletrônica e manifestações tradicionais sergipanas, com participação do Samba de Coco do Crasto e do cantor Pardal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Energisa registrou quase 100 ocorrências de colisões de veículos contra postes apenas este ano
Nos bastidores da notícia, as mãos que movem a TV dos sergipanos
Atacante Betinho volta a brilhar e evita derrota do Sergipe contra o Lagarto pelo Brasileiro
Confiança x Maranhão, hoje às 20h, Arena Batistão
Sergipanos opinam sobre a ida ou não de Neymar para a Copa do Mundo
Mais acessadas
Museu da Gente Sergipana promove semana com oficinas, cinema, teatro e cultura popular
Galeria J. Inácio recebe mostra “Um olhar sobre gentes” nesta quinta (21)
Beneficiários do INSS começam a receber alerta no WhatsApp para regularizar prova de vida
Suspeito de tráfico de drogas é preso no bairro Santos Dumont
Homem suspeito de agredir companheira e ameaçar enteado é preso em Umbaúba
Mais notícias
-
1 hora, 25 minutos Galeria J. Inácio recebe mostra “Um olhar sobre gentes” nesta quinta (21)
-
2 dias, 8 horas Feirinha da Gambiarra chega à 40ª edição neste domingo (17), fortalecendo marcas autorais e valorizando empreendedores sergipanos
-
3 dias Orsse apresenta concerto ‘Celebração das Artes’ com música e dança no TTB