Instituto BR organiza Seminário da Rede de Cultura e Economia Criativa, em Aracaju

O Seminário percorre as cinco regiões do Brasil em 2026 para construir a Política Nacional de Economia Criativa

Por Redação do Portal A8SE com informações da Assessoria de Imprensa 14/05/2026 12h25
Instituto BR organiza Seminário da Rede de Cultura e Economia Criativa, em Aracaju

Nos dias 22 e 23 de maio, o Instituto BR, em parceria com o Ministério da Cultura e o Sebrae, organiza mais uma edição do Seminário da Rede de Cultura e Economia Criativa, em Aracaju (SE), dando continuidade à agenda do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, iniciado no Rio de Janeiro.

O encontro, sediado na Universidade Tiradentes, reúne gestores públicos, especialistas, empreendedores e agentes culturais para debater políticas públicas, estratégias de desenvolvimento e mecanismos de fortalecimento da economia criativa nos territórios, sob o tema “Cultura em Rede: territórios, participação e desenvolvimento”.

Dentro da programação do Seminário estão previstas palestras, mesas temáticas e oficinas com os temas Criatividade + Tecnologia: O Futuro da Produção Cultural Já Começou; Ferramentas Digitais para Criadores: Do Zero ao Primeiro Conteúdo; Posicionamento e Identidade para Criadores; Criando Conteúdos com Apoio da Tecnologia; e Presença Digital que Gera Oportunidade.

Para Vinícius Wu, diretor do Instituto BR, o circuito nacional de Seminários é mais uma ferramenta que potencializa ainda mais os territórios periféricos e os empreendedores de favelas, principalmente em espaços mais vulnerabilizados, levando renda para esses espaços.

“Essa iniciativa busca desenvolver estratégias locais de incentivo à economia criativa, fortalecendo a atuação de empreendedores e empreendedoras da economia criativa, de produtores, artistas, e criando também redes de colaboração locais que venham fortalecer a estrutura de apoio, fomento e articulação da economia criativa desses territórios”, afirma Wu.

Serviços:

22 de Maio

8h às 9h30: Credenciamento

9h30 às 10h: Dispositivo de Abertura

10h às 12h: Palestra de abertura: Criatividade + Tecnologia: O Futuro da Produção Cultural Já Começou

14h às 18h: Mesas Temáticas

Mesa 1: Ferramentas Digitais para Criadores: Do Zero ao Primeiro Conteúdo

Mesa 2: Posicionamento e Identidade para Criadores

23 de Maio

8h às 9h: Credenciamento

9h30 às 12h30: Oficinas

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp