Documentário sergipano será lançado gratuitamente em Aracaju
A obra é dirigida pela antropóloga Yérsia Assis e pelo cineasta Felipe Moraes
Na próxima terça-feira (17), será lançado o documentário "De tudo um pouco sabia costurar", no auditório do Sesc Centro, em Aracaju, às 18h.
A obra, dirigida pela antropóloga Yérsia Assis e pelo cineasta Felipe Moraes, narra a história de Dona Carmen, uma costureira negra que, por meio de sua arte, tece reflexões sobre questões culturais, raciais e de gênero. Combinando o formato de documentário híbrido e ensaio fílmico, o filme utiliza a câmera como dispositivo para explorar diferentes temporalidades e dimensões.
Segundo os autores, a ideia nasceu durante a pandemia, com a intenção inicial de criar um curta-metragem, mas o rico conteúdo das histórias de Dona Carmen levou os diretores a ampliar o projeto. O documentário conecta a narrativa dos mais velhos com a escuta atenta das histórias, refletindo a importância do registro de memórias para novas perspectivas sobre o mundo.
Com produção reduzida e orçamento limitado, o filme é um exercício estético que convida o público a refletir sobre a costura das histórias, tanto no sentido literal quanto simbólico.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
128 anos da Jucese são comemorados com tempo recorde na abertura de empresas
CEC-SE faz entrega do diploma cultural Epifânio Dória a personalidades e coletivos
Hoje, aconteceu o lançamento oficial do campeonato sergipano 2026
Exposição "Fera ferida fere" está em cartaz até o dia dez de novembro