A violência dentro do âmbito LGBT em Sergipe é tema de nova obra publicada pela Edise
A obra ‘Os Não Recomendados – A Violência Contra a População LGBT em Sergipe’, autoria de Moisés Santos de Menezes, é a mais nova publicação da Editora Oficial do Estado de Sergipe - Edise. O lançamento do livro acontece no dia 12 de setembro, às 17h, no Museu da Gente Sergipana.
O livro traz a visibilidade da violência dentro do âmbito LGBT em Sergipe. A escolha do tema é a junção de duas pesquisas - monografia na graduação e a dissertação de seu mestrado - que traz à tona o universo do movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis – LGBT (sendo atualmente LGBTQ+), que são descriminados, marginalizados e violentados dentro do Estado sergipano.
A escolha do tema deu-se quando, em sua vivência durante a graduação, o autor disse que não existia um debate sobre a diversidade de gênero, uma preocupação em voltar trabalhos específicos abordando o tema dos movimentos LGBT’s. E isso levantou os seus questionamentos. “Afinal de contas, um curso que lida diretamente com esses assuntos precisam ter uma boa base teórica para por em prática no cotidiano. Quanto à escolha do assunto a ser abordado em defesas de meus projetos, me senti desamparado de orientação pedagógica ao decidir levar o tema à diante. De 20 professores selecionados nenhum abraçou a minha escolha. E isso me motivou ainda mais a insistir na tese”, relatou Moisés.
O autor destaca também a dificuldade enfrentada na aquisição de dados que enriquecessem sua obra durante a dissertação de mestrado. “Fui de encontro a movimentos sociais em busca dessas vítimas, para assim conseguir levantar esses dados. Foi uma pesquisa de “formiguinha”.”, disse Moisés.
Ricardo Roriz, presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe – Segrase destacou a importância de trazer esse tema para a população. Principalmente nos moldes atuais. “A sociedade brasileira vive hoje uma grande ruptura de conceitos tortos que existiam antigamente. É preciso debater, conhecer, respeitar, aceitar e atuar com medidas públicas que tragam segurança para esse grupo que vive em constante ameaça de pessoas preconceituosas. A contribuição de Moisés com a abordagem desse tema é de suma importância para quebrar paradigmas que ainda são motivos de uma guerra social”, ressaltou Ricardo Roriz.
Todo o livro é pensado de forma cautelosa para compor a representatividade e explicação aos leitores. Desde a preocupação em ater-se a conceitos, trabalhar as nomenclaturas e a trazer dados específicos que mostrem a verdadeira realidade da violência sofrida contra o grupo LGBT. Neste livro, a voz de Moisés é a voz de representação de uma multidão que não pode ser excluída apenas por causa da sua orientação sexual.
Sobre o autor
O autor, Moisés Menezes, é doutorando em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RIO, mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe – UFS e Bacharel em Serviço Social pela Faculdade José Augusto Vieira – FJAV.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Polícia Civil de Sergipe apreendeu mais de 50 litros de combustível armazenado irregularmente
Governador Fábio Mitidieri fala sobre as exonerações de servidores ligados a Belivaldo Chagas
Governador comenta sobre pré-candidaturas anunciadas para sucessão estadual
Governo do estado anuncia investimentos por meio do programa Acelera Sergipe
SES lança edital de ampliação de leitos pediátricos focado em síndrome respiratória aguda grave
Mais acessadas
Saiba como consultar se você é beneficiário do programa Pé-de-Meia
Funcap lança edital para eventos culturais em Sergipe
Foragido por tentativa de feminicídio é preso em Aracaju
Espetáculo “Um Amor de Renúncia” chega em abril a Aracaju no Teatro Atheneu
4ª Caminhada de Conscientização do Autismo acontece neste domingo (12) na Orla de Atalaia
Mais notícias
-
4 dias, 18 horas Retrô Games reúne nostalgia, diversão e cultura geek neste fim de semana
-
3 semanas, 6 dias Canal Elétrico grava programas especiais no clima do Arrocha Delas no Shopping Prêmio
-
1 mês, 2 semanas Inscrições para seleção do Coro Sinfônico Amador da Orsse encerram nesta quinta (26)