Concursos

Mais de 300 vagas de cursos Pronatec estão com inscrições abertas

Ainda há vagas de cursos profissionalizantes para quem deseja ingressar uma nova carreira no mercado de trabalho. A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho, órgão vinculado à Secretaria da Família e Assistência Social (Semfas), disponibiliza 325 vagas para cursos executados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

As inscrições podem ser feitas nos 15 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) disponíveis em diversos bairros da capital, além das Unidades de Qualificação da Fundat. O prazo de inscrição será encerrado até o dia 27 de agosto.  A previsão de início das aulas será em setembro, distribuídos em turnos nos horários da manhã, tarde e noite.

Os cursos oferecidos pelo Senai são de mecânico de sistema de freios, suspensão e direção; mecânico de motores a diesel; mecânico de motocicletas, eletricista de automóveis; operador de computador; eletricista industrial.

Já pelo Sest/Senat, a oferta de cursos contempla as funções de recepcionista de evento, organizador de eventos, auxiliar administrativo, espanhol básico, auxiliar de recursos humanos, agente de informações turísticas.

No ato da matrícula, é necessário levar a cópia do CPF, RG e comprovante de residência e o número da inscrição do CADÚNICO. Os interessados devem possuir mais de 16 anos e estar inscrito ou em processo de inscrição no Cadastro Único do Governo Federal.

Pronatec

As qualificações oferecidas estão inseridas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal com o objetivo de melhorar o índice de trabalhadores qualificadores em todo o país.

Desde março, a Fundat, através da Semfas, realizou a adesão ao Pronatec do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A partir de recursos do programa, já foram ofertadas até julho quase 5000 vagas de cursos profissionalizantes pela Fundat. A solenidade de formatura dos alunos da primeira etapa de qualificação já está prevista para o início de setembro, com a presença de autoridades políticas, instituições parceiras, educadores e dos próprios formandos.