Unesco avalia se Brasília deve manter título de Patrimônio Mundial
Uma missão de monitoramento do Centro do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) realizam, desta terça-feira (13) té sábado (17) em Brasília, trabalho de avaliação sobre o estado de conservação da cidade. O objetivo é verificar se há condições de a capital ser mantida na lista de Patrimônio Mundial.
Nas reuniões, os especialistas vão avaliar os projetos sobre as áreas tombadas, o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) e as ações de fiscalização na região central, além de políticas públicas. Para o governo do Distrito Federal (GDF), a preservação do título de Brasília como patrimônio da humanidade é considerada prioridade.
O GDF informou que no fim do ano passado o PPCub estava em fase de conclusão. Em 2012, foi instituído pelo governo local o Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade - título concedido em 1987. O PPCub envolve a preservação, o planejamento e a gestão do conjunto urbanístico de Brasília.
A missão da Unesco e do Icomos vai avaliar ainda se estão mantidas as características fundamentais das superquadras, que definem por exemplo a predominância de áreas livres arborizadas e equipamentos de uso comunitário, como os parquinhos para as crianças. Também vai observar se nos arredores do Lago Paranoá há áreas para recreação, lazer, cultura, esporte e turismo.
Serão observados ainda se o plano original de Brasília, definido por Lúcio Costa para setores destinados apenas às casas e prédios com menos de seis andares, é respeitado. Também será analisada a área que é comercial - se os espaços verdes obrigatórios são preservados.
De acordo com o GDF, Brasília detém a maior área tombada do mundo (112,25 quilômetros quadrados), sendo o único bem contemporâneo que faz parte da lista de Patrimônio Mundial. No esforço de manter o título, concedido há 25 anos, o governo local criou um comitê executivo para cuidar exclusivamente do tema.
Fonte: Agência Brasil
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Entrevista com o ex-Prefeito de Frei Paulo, Anderson de Zé das Canas
Skatista Sergipana de 15 anos vai disputar Campeonato Brasileiro
Bandido reage a ordem de prisão e morre em confronto com a polícia em Nossa Senhora da Glória
Dono de bar é preso no Bairro São Braz em Socorro por tráfico de drogas
Ocorrências em Itabaiana e São Miguel do Aleixo
Mais acessadas
Criança de 10 anos participa da Maratona de Aracaju após fraude na inscrição
Governo lança 320 vagas em cursos gratuitos de qualificação na área da construção civil
Lagum apresenta turnê “As Cores, As Curvas e As Dores do Mundo” em Aracaju
Sindcomerciários de Nossa Senhora do Socorro celebra 27 anos e empossa nova diretoria
Lacen/SE realiza 3ª Mostra Científica com apresentação de 20 trabalhos
Mais notícias
-
2 horas, 58 minutos PND 2025: gabarito preliminar é divulgado pelo Inep
-
7 horas, 7 minutos Defesa de Bolsonaro recorre no STF alegando cerceamento e pede revisão da pena na condenação por trama golpista
-
1 dia, 2 horas PND 2025: gabarito das questões objetivas será divulgado terça-feira, 28