TSE retoma hoje julgamento de cassação de Jackson Lago
Se governador do Maranhão perder cargo, Roseana Sarney assume

Tumultuada pela revelação de que a família Sarney foi investigada e grampeada, a política no Maranhão pode sofrer uma reviravolta nesta semana. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma hoje o julgamento de um pedido de cassação do governador maranhense, Jackson Lago (PDT), e do vice, Luiz Carlos Porto, acusados de abuso de poder econômico e compra de votos na eleição de 2006. Se o TSE concluir que os dois cometeram irregularidades, o governo deve ser assumido pela segunda colocada em 2006, a senadora Roseana Sarney (PMDB).
O relator do caso no TSE, Eros Grau, já votou em dezembro, favoravelmente à cassação dos mandatos de Lago e de Porto e à posse de Roseana. Eros Grau concordou com o parecer do vice-procurador-geral eleitoral, Francisco Xavier, que pediu a cassação dos dois e a diplomação da filha de José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado.
Para Xavier, ocorreu um "despudorado e flagrante abuso e malversação de dinheiro público". A coligação Maranhão, a Força do Povo, que apoiou a candidatura de Roseana, acusou o governador e o vice de cometerem irregularidades ao assinarem mais de 1,8 mil convênios, totalizando R$ 806 milhões, que teriam o objetivo de cooptar prefeitos e líderes políticos para a campanha.
Contratado para atuar na defesa do governador, o ex-presidente do TSE e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Francisco Rezek escreveu um memorial no qual sustentou que o pedido de cassação é uma "tentativa de golpe de Estado pela via judiciária". Os advogados negam que Lago e seu vice tenham cometido irregularidades na eleição.
Fonte: Estadão
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

NAT divulga vagas de emprego nesta quarta-feira (22)

Homem é encontrado morto no centro de Aracaju

Acusados pela morte do comerciante Valdione moura enfrentam júri hoje (22) no Fórum Gumersindo Bessa

Imóvel abandonado causa transtornos aos moradores do Conjunto Orlando Dantas em Aracaju
