Tabagismo é responsável por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil
Região sul é a que apresenta maior incidência da doença do país

Um estudo feito por pesquisadores da Fundação do Câncer mostrou que o tabagismo é responsável por 80% das mortes por câncer de pulmão em homens e mulheres no Brasil. O trabalho foi apresentado nesta quinta-feira (16) pela fundação no 48º encontro do Group for Cancer Epidemiology and Registration in Latin Language Countries Annual Meeting (GRELL 2024, na sigla em inglês), na Suíça.
O epidemiologista Alfredo Scaff, consultor médico da instituição, disse que a pesquisa visa a apresentar para a sociedade dados que possibilitem ações de prevenção da doença. “O câncer de pulmão tem uma relação direta com o hábito do tabagismo. O tabagismo também leva à enfisema (doença pulmonar obstrutiva crônica), hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame e outros problemas de saúde”, afirmou Alfredo Scaff.
A região sul brasileira apresenta maior incidência para o câncer de pulmão, tanto em homens (24,14 casos novos a cada 100 mil) quanto em mulheres (15,54 casos novos a cada 100 mil), superando a média nacional de 12,73 casos entre homens e 9,26 entre mulheres.
Apenas as regiões Norte (10,72) e Nordeste (11,26) ficam abaixo da média brasileira no caso dos homens. Já em mulheres, as regiões Norte, Nordeste e Sudeste ficam abaixo da média brasileira com 8,27 casos em cada 100 mil pessoas; 8,46; e 8,92, respectivamente.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Direto de Brasília 12/09/25 - CPMI INSS

Sergipe contabiliza crescimento no número de internações por envenenamento nos últimos anos

Até o próximo domingo, Aracaju se transforma na capital brasileira do badminton

O projeto Caminhos do Brasil Rural chega em Sergipe
