Suspensões dos veículos duram menos em vias esburacadas

Suspensão danificada pode ocasionar desalinhamento no automóvel, instabilidade nas curvas e até mesmo causar acidentes

30/09/2015 21h35
Suspensões dos veículos duram menos em vias esburacadas
A8SE

A suspensão de um veículo foi feita para durar em média 3 anos, mas isso pode variar bastante de acordo com o terreno em que o carro anda. Se o automóvel trafega com frequência por pistas de “chão” e vias esburacadas a vida útil da suspensão tende a diminuir, fazendo com que as peças precisem ser trocadas antes do prazo estimado.

 

Um veículo que está com a suspensão comprometida, geralmente, emite ruídos. Quando o veículo apresenta barulho ao passar por uma lombada ou lança vibrações no volante, podem ser sinais de que esse item esteja danificado.

 

“Quando a suspensão já está estragada, as rodas podem apresentar folga fazendo com que peças venham a se desprender e causar um acidente. O carro também vai ficar desalinhado, causando instabilidade durante as curvas”, explica o proprietário de uma oficina de carros, Davi Reis.

 

A suspensão é formada por um conjunto de peças e alguma delas se deterioram com mais facilidade, como é o caso dos amortecedores. Em uma cidade que contenha solos esburacados e mal pavimentados a troca dos amortecedores precisam ser realizadas de 6 em 6 meses. O preço dessa peça pode variar de R$ 30,00 a R$600,00 dependendo do modelo do carro.

 

De acordo com Davi Reis, o bom condicionamento de uma suspensão proporciona o acompanhamento das saliências da pista, oferecendo desempenho ao automóvel. “Uma boa suspensão traz mais conforto, estabilidade ao carro e também mais segurança”.

 

Trajetos em vias irregulares, também prejudicam outros componentes do veículo, como o braço axial, pivô, bandejas, pneus, caixa de direção e outros.  Por isso, faze-se necessária a realização de revisões periódicas nos veículos.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp