Preço dos alugueis residenciais cresce 0,8% em abril, aponta FGV
O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) sofreu aumento de 0,82% no último mês de abril. A informação foi divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta sexta-feira (6).
A variação representa uma estabilidade ante a alta de 0,81% do indicador em março. Com o resultado, o índice passa a acumular variação de 8,24% em 12 meses da base de comparação desde o início da série histórica em janeiro de 2019.
Entre março e abril, a taxa de variação mensal do Ivar registrou aceleração somente em Porto Alegre (RS), que subiu 0,82%, após queda de 1,25% apurada no mês anterior.
Já as taxas interanuais aceleraram em todas as cidades componentes do indicador entre março e abril, com destaques para São Paulo (de 4,09% para 6,54%), Rio de Janeiro (de 7,27% para 8,7%), Belo Horizonte (de 14,11% para 14,87%) e Porto Alegre (de 4,98% para 7,17%).
O Ivar é calculado com bases nos dados coletados de contratos assinados por inquilinos e locatários de quatro capitais (Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte) junto a empresas administradoras de imóveis.
A avaliação adotada pelos pesquisadores permite a “mensuração robusta da variação média dos aluguéis ao longo do tempo” e reflete melhor o cenário de oferta e demanda do mercado de locação de imóveis residenciais.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 31/10/25 - entrevista com o deputado federal pelo PP, Tiago de Joaldo
Segunda etapa do circuito de corridas TV Atalaia 2025, “te amo Aracaju”, acontece neste sábado
Mais de 200 velejadores participam de regata em Sergipe
Na cultura mexicana, o dia de finados é diferente e chama a atenção de sergipanos que estão no país