Prazo para solicitar reaplicação do Enem encerra nesta sexta-feira

A oportunidade é para os faltantes que apresentaram doenças infectocontagiosas ou problemas de logística e infraestrutura.

Por Redação do Portal A8SE e R7.com 03/12/2021 12h18
Prazo para solicitar reaplicação do Enem encerra nesta sexta-feira
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 têm até esta sexta-feira (3) para solicitar a reaplicação da prova. A oportunidade é voltada para aqueles que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas e também para casos de problemas logísticos, de infraestrutura ou por outras ocorrências específicas.

Os interessados podem solicitar o pedido até as 23h59 na Página do Participante, sujeito a aprovação. São doenças consideradas como infectocontagiosas: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19. É obrigatório inserir documento legível que comprove a doença.

Na documentação, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição de saúde, o código correspondente à CID 10 (Classificação Internacional de Doença), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do CRM (Conselho Regional de Medicina), do Ministério da Saúde ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os candidatos que foram afetados por problemas de logística e infraestrutura também podem realizar o procedimento. Entre os motivos estão: falta de energia elétrica que compromete a visibilidade da prova; falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução do procedimento da aplicação, que prejudica o inscrito.

Pedido aprovado

De acordo com o Inep, quem tiver a solicitação aprovada poderá participar do Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Nessas datas, também será aplicado as provas para as pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021; e para os participantes que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada às pessoas isentas da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp