Plano nacional cria metas para ampliar leitura e acesso a livros no país
A proposta vale para os próximos dez anos e deve orientar a implementação das normas da gestão cultural
A partir desta quarta-feira (29), o Governo Federal passa a adotar novas metas de incentivo à leitura em todo o país.
Publicado no Diário Oficial da União, o Plano Nacional do Livro e Leitura 2026-2036 busca ampliar o número de bibliotecas e facilitar o acesso a livros.
A proposta vale para os próximos dez anos e deve orientar a implementação das normas direcionadas ao planejamento cultural aprovadas desde 2023, incluindo o Sistema Nacional de Cultura, o Programa Escola em Tempo Integral e o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares.
O documento define alguns princípios que devem ser seguidos pelos novos normativos, como a compreensão do livro como economia, da leitura como cidadania e da literatura como valor simbólico criativo.
O texto prevê ainda a valorização da leitura como instrumento de construção de sentidos e a garantia de acesso da população a livros e a outros materiais de leitura. Além disso, deve-se priorizar o desenvolvimento da escrita criativa e literária.
Na última quinta-feira (23), o Ministério da Cultura lançou uma nova página do Plano Nacional do Livro e Leitura, organizada em áreas temáticas para facilitar o acesso aos conteúdos.
Após um período de desatualização, o ministério definiu a construção do novo Plano como a prioridade atual.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Três homens ficam feridos após caminhão capotar na SE-339 em Ribeirópolis
Suspeito de tráfico é preso com crack e cocaína no Bairro Coroa do Meio
Sergipe reforça frota intermunicipal e facilita compra de passagens pela internet
Receita Federal realiza operação contra pirataria de vestuário e tênis no centro da capital