Brasil

Operações via Pix terão limite de transferências a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (4), movimentações bancárias de pessoas físicas feitas pelo PIX, sistema de pagamento instantâneo, passarão a ter um limite de R$1 mil para transferências e pagamentos realizadas entre as 20h e às 6h da manhã. A medida do Banco Central (BC) aprovada no último mês de setembro visa conter os casos de fraudes, sequestros e roubos noturnos.

As restrições também valem para outros serviços como transferências intrabancárias, via Transferência Eletrônica Disponível (TED) e Documento de Ordem de Crédito (DOC), pagamentos de boletos e compras com cartões de débitos. As contas de pessoas jurídicas, por sua vez, não foram afetadas pelas novas regras.

De acordo com as informações divulgadas pela Agência Brasil, o cliente poderá alterar os limites das transações através dos canais de atendimento das instituições financeiras, mas os aumentos só devem ser efetivados durante o prazo máximo de 48 horas após a solicitação. Limites distintos de movimentação do Pix durante o dia e a noite também podem ser definidos, além do cadastramento prévio de contas que poderão receber Pix acima dos limites estabelecidos.

Outras medidas adicionais de segurança para o sistema instantâneo entrarão em vigor no dia 16 de novembro. Dentre elas está a possibilidade de bloqueio do recebimento de transferências via Pix para pessoas físicas em até 72 horas, caso haja suspeita de que a conta beneficiada seja usada para fraudes.