MEC anuncia novo piso salarial para professores da rede básica no Brasil
Portaria do MEC foi publicada nesta sexta-feira (31), no Diário Oficial da União
Nesta sexta-feira (31), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), o reajuste em 6,27% do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) do magistério público da educação básica.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o valor mínimo definido para o exercício de 2025 é de R$4.867,77. Esse salário é válido para os profissionais da rede pública de todo o país, com jornada de 40 horas semanais.
O aumento supera a inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que acumulou 4,77% em 2024, e também a do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou o ano passado em 4,83%.
A legislação determina que esse reajuste seja o valor mínimo que professores devem ganhar no Brasil. De acordo com a norma, o piso é a base estabelecida para professores com formação em nível médio.
As remunerações dos profissionais da educação básica são pagas por prefeituras e estados a partir de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), bem como de complementações da União.
“Como os salários dos professores são pagos pelas redes de ensino, cada estado e município precisa oficializar o valor por meio de norma própria”, informou a pasta.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Natal; o verdadeiro significado dessa data tão especial que celebra o nascimento do menino Jesus
Quem vai viajar neste período de férias precisa ficar atento para evitar transtornos
Filarmônica Nossa Senhora da Conceição do município de Itabaiana completa 280 anos de história
Número de acidentes envolvendo motocicletas continuam a chamar atenção