Mais de 2.500 pessoas foram resgatadas de trabalho análogo à escravidão no Brasil

Cerca de 80% do total de resgatados eram negros ou pardos

Por redação Portal A8SE e Agência Brasil 25/01/2023 18h25
Mais de 2.500 pessoas foram resgatadas de trabalho análogo à escravidão no Brasil
Foto: Agência Brasil

Em 2022, 2.575 pessoas foram resgatadas de condições análogas ao trabalho escravo no Brasil. Do total de resgates, 35 eram crianças e adolescentes.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, foram realizadas 462 fiscalizações, nas quais foram encontradas práticas de análogas à escravidão em 17 estados do país. Desses, apenas Alagoas, Amazonas e Amapá não registraram casos.

Trabalhador é resgatado em situação análoga à escravidão em Neópolis

Ainda, Minas Gerais foi o estado com mais ações, com mais de mil trabalhadores resgatados, principalmente no município Varjão de Minas, onde 273 trabalhadores foram encontrados em condições degradantes, na atividade de corte de cana-de-açúcar.

Dois homens são resgatados de trabalho em condição análoga à escravidão em Canindé de São Francisco

Conforme os resultados da fiscalização, nove em cada dez vítimas eram homens, entre 30 e 39 anos, e mais da metade eram nordestinos. Além disso, cerca de 80% do total eram negros ou pardos.

Entre as principais atividades econômicas fiscalizadas estão: cultivo de cana-de-açúcar, produção de carvão vegetal, cultivo de alho, café, maçã e soja, extração de pedras e madeira, criação de bovinos, construção civil em restaurantes e confecção de roupas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp