Lula incentiva governadores a disponibilizar áreas para moradia popular

30/09/2015 19h04
Lula incentiva governadores a disponibilizar áreas para moradia popular
A8SE

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, disse hoje (19) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem incentivado os governadores e prefeitos a disponibilizar áreas para a construção de habitações voltadas para a população de baixa renda. O objetivo é baratear o custo das obras, explicou Arruda, depois de encontro com o presidente.

"Lula me disse que governadores e prefeitos estão sendo provocados a disponibilizar áreas", disse Arruda.

O governador explicou que esses terrenos fariam parte do pacote com medidas para a área habitacional que está sendo elaborado pelo governo e prevê a construção de 1 milhão de casas populares até 2010. Ontem (18), o ministro de Relações Institucionais, José Múcio, informou que, antes de anunciar o pacote, o presidente consultaria governadores e prefeitos para saber como estados e municípios podem colaborar com medidas para reduzir custos.

Desde o início da manhã de hoje, a chefe da Casa Civil da Presidência da República, está ministra Dilma Rousseff, está reunida com governadores, entre eles o da Bahia, Jaques Wagner, e o de Sergipe, Marcelo Déda.

A assessoria da Casa Civil não confirmou, entretanto, o número de governadores presentes à reunião, nem se o tema discutido no encontro é o pacote para a área de habitação. Também de manhã, Lula recebeu a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria.

Na opinião de Arruda, atualmente faltam programas de habitação popular de fácil acesso. "Se conseguirem resolver o financiamento, deslancha. O que é importante é baixar o custo", disse Arruda aos jornalistas. Segundo ele, no Distrito Federal, o déficit habitacional para a população de baixa renda é de 100 mil moradias.

Fonte: Agência Brasil

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: