Julgar mensalão antes de 2011 é inviável, diz relator

Além da complexidade do processo, o ministro ressaltou que em 2010 assume a presidência do TSE e deverá se dedicar aos preparativos das eleições de outubro

30/09/2015 19h07
Julgar mensalão antes de 2011 é inviável, diz relator
A8SE

O ministro Joaquim Barbosa, relator do ação do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal, disse nesta segunda-feira que é inviável para a Corte julgar o caso antes de 2011. Além da complexidade do processo, o ministro ressaltou que em 2010 assume a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e deverá se dedicar aos preparativos das eleições de outubro.

"Julgar o mensalão em 2010 é inviável", disse Barbosa, que acredita que o julgamento do ação deverá ser um dos maiores já realizados pelo Supremo. "Ainda não pensei na logística, mas vai ser algo absolutamente inusitado", afirmou o ministro.

Com uma hora de sustentação oral para a defesa de cada um dos 39 réus, só esta parte do julgamento pode durar 39 horas. Já a leitura de relatório do ministro deve durar algo em torno de dois dias.

O ministro comentou que os réus poderão, se quiserem, comparecer ao plenário do STF nos dias do julgamento. Mas não terão direito a falar. O ministro explicou que os réus falam por meio de seus advogados. Se forem necessárias, eventuais acareações podem chegar a ser feitas, durante a fase de instrução processual, diante dos juízes de primeiro grau.

Hoje o ministro também comentou o fato de o juiz federal Alexandre Buck --responsável por ouvir, em até 80 dias, mais de 150 testemunhas de defesa do mensalão em Belo Horizonte-- ter ouvido o depoimento das testemunhas em três semanas. "Esse juiz merece uma placa", afirmou.

O juiz colheu o depoimento de 98 testemunhas de defesa da ação. Além deles, o ministro disse que 47 pessoas desistiram e três não foram localizadas. O governador Aécio Neves (PSDB), que por seu cargo dispõe de prerrogativas especiais de escolha de hora, data e local para ser ouvido, enviou carta ao juiz na qual diz nada conhecer dos fatos tratados, motivo pelo qual informou que não compareceria para depor.

Fonte: Folha OnLine

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: