Governo destinará R$ 60 mi para construção de cisternas
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai repassar cerca de R$ 60 milhões para a Articulação do Semiárido (ASA) construir 31.860 cisternas na região, das quais 110 em escolas públicas rurais.
O objetivo é possibilitar o armazenamento da água da chuva e, assim, minimizar os efeitos da seca. A expectativa do MDS é que, no total, 70 mil cisternas sejam construídas no semiárido até o final de 2010.
Segundo o coordenador-geral do Programa de Cisternas do ministério, Igor Arsky, a construção de poços em escolas começou em 2009, na Bahia, para combater os problemas que os colégios enfrentavam por causa da falta de água.
"Agora estamos ampliando, vão ser [atendidas] 110 escolas na zona rural, porque identificamos que elas têm os mesmos problemas que a comunidade. Vamos atender a escola para melhorar a qualidade da merenda, do lanche", disse.
De 2003 a janeiro de 2010, o ministério apoiou a construção de 338 mil cisternas beneficiando 1,3 milhão de pessoas no semiárido, que é formado pelos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Fonte: Agência Brasil
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Saiba como montar uma ceia de Natal saborosa e econômica
Reformas residenciais no fim do ano exigem cuidados com rede elétrica para evitar acidentes
Ação contribui para a realização da tradicional ceia de natal promovida pela pastoral do povo da rua
Técnicos da SEMA fazem balanço das ações do ano de 2025 na comissão de meio ambiente da Alese