Fiocruz constata pacientes duplamente infectados por dois tipos de vírus HIV
Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatou casos de infecção por dois tipos do vírus HIV em um mesmo paciente, no Brasil. Os pesquisadores encontraram a presença do vírus HIV-2 em 15 pessoas, de estados diferentes, já infectadas pelo vírus HIV-1, responsável pela maioria dos casos de aids no Brasil e no mundo.
Os vírus apresentam características biológicas diferentes e exigem tratamentos específicos. O HIV-2 provoca evolução mais lenta da doença e é resistente a alguns antirretrovirais. O HIV-1 é mais comum na transmissão vertical (de mãe para filho) e na sexual.
De acordo com o trabalho da Fiocruz, os testes atuais disponíveis no país não dispõem de reagentes para identificar a presença do vírus tipo 2, somente o do tipo 1. Mas, de acordo com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) e laboratórios particulares têm condições de identificar os dois tipos de HIV.
Dos 19 remédios que integram o coquetel antiaids, o HIV-2 apresenta resistência a apenas a um. Para o ministério, o resultado da pesquisa não deve ser visto com alarde, pois não representa a maioria dos brasileiros. A recomendação do governo federal é o uso frequente da camisinha para evitar a infecção por um dos vírus (tipo 1 ou 2) e também a coinfecção (os dois tipos ao mesmo tempo).
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2008, 34 milhões de pessoas no mundo tinham o HIV-1, contra 2 milhões infectados pelo HIV-2.
Identificado pela primeira vez em 1985, em pacientes do Senegal, o HIV-2 predomina nos países da África Ocidental, como Guiné Bissau, Gâmbia e Costa do Marfim. Há registros também em Portugal, na França e na Espanha.
Fonte: Agência Brasil
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Na manhã de hoje, aconteceu abertura do seminário Cristianismo, laicidade e liberdade religiosa
Neste fim de semana, a praça General Valadão, no centro de Aracaju, é palco da Virada das artes
Confira as partidas do fim de semana pela quarta rodada do Sergipão
Direto de Brasília 23/01/25 - Entrevista com economista
Sergipe registra bons números no setor industrial
Mais acessadas
Agências do INSS abrem no fim de semana para atendimento presencial
Receita Federal nega aumento de Imposto de Renda para professores após reajuste salarial
Foragido por tentativa de feminicídio contra própria esposa é preso em Aracaju
Sessões especiais de “O Agente Secreto” chegam ao Cine Walmir Almeida e Alquimia
Sergipe divulga primeira lista de DJs credenciados para atuar em eventos culturais
Mais notícias
-
10 horas, 25 minutos Receita Federal nega aumento de Imposto de Renda para professores após reajuste salarial
-
10 horas, 54 minutos Agências do INSS abrem no fim de semana para atendimento presencial
-
11 horas, 50 minutos Resultado preliminar do Enem dos Concursos já está disponível; confira