Estelionatários utilizam nome da Receita Federal para anunciar vendas e aplicar golpes na internet

Órgão alertou que os anúncios são falsos e não pratica comércio.

Por Redação do Portal A8SE e R7 08/08/2022 11h03
Estelionatários utilizam nome da Receita Federal para anunciar vendas e aplicar golpes na internet
Foto: Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão

Anúncios pagos de produtos estão circulando em diversos sites na internet como sendo parte dos itens apreendidos da Receita Federal e com preço muito abaixo do praticado no mercado. A informação, por sua vez, é falsa.

Os criminosos afirmam que, por terem sido barradas nas fronteiras do país, as mercadorias são mais baratas, mas a Receita esclarece que as alfândegas não praticam comércio e nem vendem o que apreendem nas aduaneiras.

Segundo o advogado criminalista Leonardo Magalhães Avelar, a incidência de golpes envolvendo anúncios pagos tem aumentado sensivelmente nos últimos meses. "Por essa razão, os consumidores devem incrementar o cuidado na avaliação do anúncio realizado e desconfiar de valores muito abaixo daqueles praticados no mercado”, afirma.

Além disso, esse tipo de ação é criminoso. “A depender do mecanismo utilizado pelo fraudador, a conduta pode configurar o delito de estelionato praticado por meio eletrônico, com pena de até oito anos de reclusão. Por essa razão, caso o consumidor seja vítima de fraude, deve lavrar boletim de ocorrência e representar criminalmente para apuração dos fatos”, explica o advogado.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp